Tel.: +55 11 5181.0222 / Fax: +55 11 5181.5289

Press Releases 2012

Emplacamento: 1ª quinzena de janeiro regista queda

A primeira quinzena de janeiro registra queda de 29% em relação ao mesmo período do mês de dezembro

Segundo dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a primeira quinzena do mês de janeiro registrou o emplacamento de 67.870 motocicletas, queda de 29% em relação ao mesmo período de dezembro de 2011 (94.186 unidades).

A previsão para o total do mês é de que sejam emplacadas 142.541 motocicletas, 26% abaixo do registrado no mês anterior (193.471).
“Os primeiros números de janeiro refletem a forte restrição ao crédito, que vigora desde outubro de 2011”, afirma Roberto Akiyama, presidente da entidade.

Motocicletas: Restrição ao crédito impacta no crescimento do setor

Em comparação com janeiro de 2011, vendas e produção apresentam queda de 7,3% e 4%, respectivamente

O segmento de Duas Rodas sente no primeiro mês do ano as consequências da restrição ao crédito. Segundo dados divulgados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – foram comercializadas ao mercado interno (vendas no atacado) 152.906 unidades, ante 164.925 no mesmo período de 2011, configurando uma queda de 7,3%. Já em comparação com dezembro do ano passado, houve uma alta de 34%, resultado das férias coletivas que afetam os números do último mês do ano.

São Paulo ganha centro de treinamento exclusivo para motociclistas

Projeto faz parte de um convênio de cooperação entre a Abraciclo e a CET; expectativa é atender até 20 mil motociclistas por ano
A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) firmam oficialmente nesta quarta-feira acordo de cooperação visando a criação do Centro Educacional Paulistano de Motociclistas - CEPAM. As obras devem ter início no mês de fevereiro.

Além do conhecimento técnico, a entidade, através do apoio de seus associados Dafra, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki e Yamaha, fará um investimento mínimo de R$ 520 mil para a realização de benfeitorias na infraestrutura do local escolhido, onde atualmente está situado o Espaço Vivencial de Trânsito - EVT Chico Landi, na Zona Leste da capital.

Setor Duas Rodas sente impacto da restrição ao crédito

Com medidas mais rigorosas, produção e vendas de motocicletas sofrem queda de 11% e 10%, respectivamente

O Setor Duas Rodas vem sofrendo os impactos do maior rigor nas concessões de crédito. Segundo dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o mês de fevereiro registrou baixa tanto nas vendas quanto na produção de motocicletas. “Uma relativa queda já era esperada, decorrência da menor quantidade de dias úteis, reflexo do Carnaval, mas mesmo quando consideramos apenas as vendas diárias (7.844), podemos notar uma significativa redução, de 5,1%, em relação a fevereiro do ano anterior (8.262). Acreditamos que esta baixa seja uma resposta do mercado a maior dificuldade do consumidor em conseguir liberação de crédito”, afirma Roberto Akiyama, presidente da entidade.

Abraciclo anuncia mudanças em sua diretoria

José Eduardo Ramos Gonçalves, executivo de grande experiência no setor automotivo, assume o cargo de diretor executivo da entidade, em substituição a Moacyr Alberto Paes, que passará a ser assessor da Presidência

A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – tem novo diretor executivo: José Eduardo Ramos Gonçalves. O executivo, a frente do cargo desde 01º de março, substitui Moacyr Alberto Paes, que passa a ser assessor da presidência da entidade.

Emplacamento de motos regista alta na 1ª quizena de março

Projeção total para o mês aponta crescimento de 25% em relação a fevereiro e alta de 5% ante o mesmo período de 2011
Os números que traduzem a real quantidade de novas motocicletas em circulação nas ruas apresentaram alta de 8% na primeira quinzena de março, em relação ao mesmo período do mês anterior. Segundo dados divulgados pela ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foram emplacadas 84.073 unidades, uma média diária de 7.643, ante 77.935 registradas nos primeiros quinze dias de fevereiro deste ano.

Em comparação com o mesmo período de março de 2011, quando foram comercializadas ao consumidor final 68.709 motocicletas, os dados atuais apresentam um crescimento de 22%.

Abraciclo Lança nova Campanha de Conscientização na III Motofair, em BH

Entidade aproveita participação na feira mineira para divulgar a relevância do uso de equipamentos de segurança

A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, é pela terceira vez consecutiva a apoiadora oficial da III Motofair – O Salão das Motos de Minas. O evento acontece entre os dias 29 de março e 1° de abril, na Expominas, em Belo Horizonte. A entidade aproveita a participação na feira para apresentar ao público a sua nova campanha de conscientização: “Eu tenho a cabeça feita! E Você?”, em alusão à “Década de Ações de Segurança no Trânsito”, promovida pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Pilotando sem CNH: MG possui mais motos do que motociclistas habilitados nas ruas

Segunda maior frota de motocicletas do país, atrás apenas de São Paulo,Minas Gerais é o único estado da região Sudeste a apresentar esse desequilíbrio

De acordo com a Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – a frota mineira de motocicletas é a segunda maior do país, com 2.075.169 veículos, atrás apenas de São Paulo, com 4.267.804. Sozinha, Minas Gerais responde por 11% da frota nacional.

Motocicletas: Produção e vendas caem no 1º trimestre de 2012

Impactado desde meados de outubro de 2011 pelas medidas de restrição ao crédito, segmento apresenta retração nos dados dos primeiros três meses do ano

Segundo divulgado pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foram comercializadas ao mercado interno (concessionárias), no primeiro trimestre do ano, 468.493 motocicletas, uma baixa de 7% em relação ao mesmo período de 2011(503.646). A produção nacional também apontou queda, registrando a fabricação de 509.545 unidades nos primeiros três meses deste ano, ante 533.082 no ano passado – baixa de 4%.

Emplacamento registra queda de 26% na 1ª quinzena de Abril, ante MArço

Foram emplacadas 61.440 motocicletas na primeira metade deste mês, ante 82.839 unidades na quinzena inicial de março passado

Seguindo o mesmo ritmo lento registrado nos últimos meses, os números que traduzem a real quantidade de novas motocicletas em circulação apresentaram queda de 25,8% na primeira quinzena de abril, em relação a período similar de março. Segundo dados divulgados pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foram emplacadas 61.440 motocicletas na primeira metade deste mês, ante 82.839 unidades na quinzena inicial de março passado. Se considerarmos apenas as vendas por dia útil, a queda no período foi de 9,6% – 6.827 unidades diárias na primeira metade deste mês, ante 7.531 unidades diárias em período similar de março passado.

JoomShaper