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Abraciclo apoia regulamentação da bicicleta elétrica

Divulgada hoje no Diário Oficial da União, resolução equipara o veículo elétrico ao modal convencional
Para a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a regulamentação da bicicleta elétrica é uma importe conquista para o setor. A Resolução Contran 465 (27/11/2013), publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, vai ao encontro da decisão da entidade, que participou ativamente do processo como representante em câmara temática setorial.

Além de equiparar a bicicleta elétrica ao modal convencional, o que permite o tráfego nas ciclovias e ciclofaixas, os requisitos apontados pelo Contran são:

1. Motor auxiliar com potência nominal máxima contínua de 350 W;

2. Dispositivo de controle de velocidade que reduza a alimentação elétrica do motor progressivamente até cortá-la totalmente quando a velocidade do veículo atingir 25 km/h;

3. Sensor de esforço de forma que a alimentação elétrica do motor seja cortada quando o ciclista deixar de pedalar;

4. Acionamento e funcionamento do motor auxiliar exclusivamente através do ato de pedalar.

“A iniciativa chega em um momento importante. Diante do trânsito complexo das grandes cidades, o surgimento de mais uma alternativa de transporte é muito bem vinda para a mobilidade do brasileiro. Certamente a regulamentação irá incentivar, também, investimentos das fabricantes e o lançamento de novos modelos”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas - majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) - está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota Nacional: mais de 20 milhões

Frota Nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

5º maior produtor mundial

3º maior produtor mundial

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

 

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Mariana Larsson

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Sergio Duarte

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Dezembro, 2013

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