Tel.: +55 11 5181.0222

Motocicletas: vendas no varejo registram alta de 3% na região norte

No acumulado do ano, emplacamento nacional aponta queda de 8,3%

Segundo dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, enquanto os licenciamentos no acumulado do ano (janeiro a novembro) registraram queda de 8,3% no Brasil, a Região Norte apresenta um crescimento de 3%, passando de 172.991 unidades, em igual período de 2012, para 178.490, em 2013.

A frota da região Norte representa 9% da nacional, com mais de 1,8 milhão de motocicletas. O Amazonas corresponde a 12% deste total. Apenas em Manaus, o número de motocicletas cresceu 9% de 2012 para 2013, passando de 120,1 mil para 130,6 mil. Há 10 anos, a frota local era de apenas 33 mil unidades.

“Não é de hoje que a Região Norte vem nos surpreendendo. Na contramão dos dados nacionais, o mercado de motocicletas no Norte do Brasil se desenvolve com uma rapidez notável. Em 2003, a relação era de 46 habitantes por motocicleta, em Manaus, e hoje é de 15 habitantes por motocicleta. Como base de comparação, no Brasil, a média é de 10/1, o que comprova o potencial de crescimento da região manauara”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Polo Industrial de Manaus
O setor de Duas Rodas representa 18% da participação dos subsetores de atividades no faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM), ficando atrás apenas do de Eletroeletrônicos, com 33%.

Para 2014, a expectativa da Abraciclo é repetir os volumes de produção, vendas atacado e exportações alcançados em 2013. O cenário de incertezas quanto ao rumo da economia e o maior número de feriados, acentuado pela realização da Copa do Mundo de futebol, devem impactar nos resultados do segmento.

“Mesmo prevendo a estabilidade no mercado nacional, acreditamos na contínua expansão da região Norte”, conclui Fermanian.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas - majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) - está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota Nacional: mais de 20 milhões

Frota Nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

5º maior produtor mundial

3º maior produtor mundial

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

 

SD&PRESS Consultoria

(11) 3759-1333; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Allyne de Antoni

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mariana Larsson

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Sergio Duarte

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Dezembro, 2013

JoomShaper