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Com fábricas em férias, produção de motocicletas recua 25,2% em julho

Lançamento de novos modelos, campanhas de marketing e Salão Duas Rodas devem estimular o mercado neste semestre, diz Abraciclo

O setor de duas rodas fechou o mês de julho com sinais de arrefecimento, segundo dados da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. No mês, em função das férias coletivas parciais das fabricantes, foram produzidas 114.350 motocicletas, contra 152.966 em junho, correspondendo a uma redução de 25,2%. As vendas no atacado refletiram esta situação de menor produção e ficaram 23,9% abaixo na comparação entre os dois meses, com 105.490 contra 138.586 unidades.



Na comparação de julho passado com mês similar de 2012, no entanto, a produção de motocicletas aponta um crescimento de 50,8%, enquanto as vendas no atacado tiveram alta de 21,6%. Isto se deve ao fato de as férias coletivas de julho de 2012 terem sido mais longas que as ocorridas em 2013.

No varejo, o encerramento do mês foi positivo, porém deve ser considerado que julho contou com três dias a mais de vendas (23 dias úteis) em comparação com junho (20 dias úteis). Com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam (Denatran), houve um aumento de 7,3% no emplacamentos de motocicletas em relação ao mês anterior, totalizando 134.193 unidades, contra 125.046.

Em contrapartida a esse crescimento, houve um recuo de 3,1% sobre o mesmo período de 2012. Já no acumulado de janeiro a julho de 2013, os emplacamentos ficaram 10,6% abaixo do volume registrado nos primeiros sete meses de 2012, com 882.478 contra 987.002 unidades.

“O segmento de motocicletas ainda apresenta índices abaixo dos registrados em 2012, mas precisamos considerar que, historicamente, o segundo semestre costuma apresentar números relevantes. Além disso, neste semestre o setor contará com vários atrativos para estimular o mercado, como o lançamento de novos modelos, campanhas de marketing e a realização do Salão Duas Rodas, em outubro, em São Paulo. Diante disso, contamos com uma recuperação neste semestre, a ponto de encerrarmos o ano com volumes similares aos de 2012”, avalia Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Nas exportações, o setor continua a se recuperar da queda registrada em maio passado e volta a apresentar volumes acumulados bem próximos aos de 2012. De junho para julho, as exportações cresceram 15%, passando de 8.317 para 9.566 unidades. Em relação a julho de 2012 (6.699 unidades), a evolução chegou a 42,8%. No acumulado dos sete primeiros meses de 2013 (54.512 unidades) em comparação com período similar de 2012 (55.079 unidades), a diferença limitou-se a 1%.

Bicicletas – 1º Semestre
A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o primeiro semestre deste ano com 358.534 unidades, volume 14,9% inferior em comparação com o mesmo período de 2012. Entretanto, o mês de junho foi encerrado com índices positivos ao registrar alta de 15,8%, passando de 59.322 para 68.671 unidades produzidas.

Em relação às vendas no atacado, o semestre foi encerrado com queda de 13,9% ante o mesmo período de 2012, diminuindo a comercialização do setor de 367.534 unidades para 316.584. O mês de junho, no entanto, teve um incremento de 9% sobre o mês anterior, as vendas aumentaram de 57.525 para 62.727 unidades.

Já as importações, no Brasil em geral, totalizaram 135.254 bicicletas no acumulado de janeiro a junho deste ano, volume 5,1% inferior ao registrado no mesmo período de 2012, com 142.531 unidades. Em contrapartida, houve um crescimento de 2,1% em junho (20.773 unidades) em relação ao montante importado no mês anterior (20.348 unidades).

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 13 associadas, a ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota Nacional: mais de 20 milhões

Frota Nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

5º maior produtor mundial

3º maior produtor mundial

 

 

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