Tel.: +55 11 5181.0222

TERESINA RECEBE O MAIOR PROGRAMA GRATUITO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA MOTOCICLISTAS

A frota de motocicletas da região representa mais de 30% do total de veículos de duas rodas no Estado

xxx

 

Estrutura do MotoCheck-Up

Promovido pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a 19ª edição do MotoCheck-Up, maior programa setorial de avaliação de motos e conscientização no trânsito da América Latina, que espera atender cerca de 2.000 participantes, será realizado entre os dias 05 e 07 de agosto, das 9h às 16h, na frente do Estádio Governador Alberto Tavares Silva, localizado na Avenida Industrial Gil Martins, em Teresina, Piauí.

Em razão da capital piauiense registrar um número de motocicletas circulantes equivalente ao de automóveis, com 168.627 unidades, além de representar mais de 30% da frota geral de veículos de

xx duas rodas do Estado, a Abraciclo aposta na necessidade de orientação para prevenção de acidentes. De acordo com dados do mapa de multas registradas em Teresina, pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), em 2011, as infrações mais comuns na região são: ausência do uso do capacete e falta de habilitação para a condução de motocicletas, que juntas correspondem a 75% das ocorrências gravíssimas cometidas.

“Apesar do Estado do Piauí apresentar uma frota total de 538.784 unidades, o número de habilitados na categoria “A” (condução de motos) é de apenas 325.566. Sendo assim, acreditamos que as ações do MotoCheck-Up, como a conscientização e orientação da população sobre um trânsito mais seguro, são iniciativas fundamentais para reduzir a quantidade de infrações registradas na região”, avalia José Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da entidade. 

Dando continuidade ao calendário de ações da Abraciclo, o evento contempla a avaliação gratuita das condições mecânicas de 21 itens da moto e demonstra, na prática, como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, acontece também a distribuição de brindes aos motociclistas participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo do veículo. Para completar, é oferecido gratuitamente um lanche para os motociclistas.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos estados de São Paulo (capital,  Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com a presença de mecânicos e instrutores experientes no segmento, além do apoio de órgãos governamentais e institutos, com a participação conjunta das fabricantes de motocicletas.x

A 19ª edição do MotoCheck-Up realizado pela Abraciclo, tem apoio do Detran/PI, Polícia Militar, STRANS- Superintendência Municipal de Transportes e Transito e Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), com o patrocínio da Levorin.

Serviço

19ª edição do MotoCheck-Up

Data:de 05 a 07 de agosto

Horário: das 9h às 16h

Local: Área frontal do “Albertão” - Estádio Governador Alberto Tavares Silva

Endereço:Av. Industrial Gil Martins, Redenção, Teresina

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 39 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota nacional: mais de 20 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,4 milhão
de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

6º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

 

Prêmio Abraciclo de Jornalismo: Faça Já sua Inscrição!

           Já estão abertas as inscrições para a edição de 2015 do Prêmio Abraciclo de Jornalismo, que conta com cinco categorias para matérias publicadas sobre motocicletas, bicicletas e Polo Industrial de Manaus (PIM).

Neste ano, cada interessado terá a oportunidade de inscrever suas matérias, sendo três ao máximo, em três modalidades. O grupo Motocicleta contempla as subcategorias: Impressa (jornal e revista), Som & Imagem (rádio, televisão e fotografia) e Digital (site, blogs e portais). Em Bicicleta, todas as matérias relacionadas ao modal devem ser inscritas nessa sessão, independente do meio de comunicação onde foi veiculada. Já a categoria especial “PIM – Polo Industrial de Manaus” determina que os conteúdos sobre motos, bicicletas e similares deverão ser publicados exclusivamente pelos veículos situados no Estado do Amazonas.

A premiação sugere, ainda, dois temas para cada uma das modalidades Motocicleta e Bicicleta. Para a primeira, os tópicos sugeridos são “Prazer & Mobilidade” e “Tecnologia & Investimento”, já para o segundo “Segurança & Bem estar” e “Tecnologia & Investimento”. Apesar de apresentarem sugestões de assuntos a serem abordados, também serão aceitas reportagens fora da temática mencionada acima. Para obter mais informações, conhecer o regulamento e inscrever matérias, acesse o site www.premioabraciclojornalismo.com.br.

Vale a pena lembrar que a Abraciclo tem como uma de suas principais iniciativas a conscientização de condutores de veículos de duas rodas sobre a importância da pilotagem segura e da opinião pública em relação à necessidade de estimular e praticar a Segurança no Trânsito. É com base nesta iniciativa que a entidade realiza bienalmente o Prêmio Abraciclo de Jornalismo, a maior premiação do gênero e responsável pelo reconhecimento da qualidade, criatividade e importância do trabalho jornalístico sobre o tema no país, com a merecida homenagem aos seus autores.

SD&PRESS Consultoria

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mariana Larsson

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jessica Magalhães

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sergio Duarte

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Julho, 2015

 

JoomShaper