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Produção e Vendas de Motocicletas Recuam Mais de 30% em Fevereiro

No varejo, a média diária de comercialização já é a menor em 11 anos 

A fabricação de motocicletas recuou 6,5% em fevereiro, totalizando 71.057 unidades, contra 75.959 registradas em janeiro. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, quando saíram das linhas de produção 110.823 motocicletas, houve uma queda de 35,9%, conforme levantamento divulgado pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

 

Apesar do crescimento de 24,3% nas vendas no atacado – das fábricas para as concessionárias – em fevereiro, em comparação ao mês anterior, passando de 58.801 para 73.079 unidades, os números apresentaram queda de 32,7% em relação a fevereiro de 2015, quando foram comercializadas 108.637 unidades.

“Vale lembrar que em fevereiro celebramos o Carnaval, o que explica a queda na produção em relação ao mês de janeiro. Porém, o mercado de motocicletas, assim como outros setores da economia, é impactado pelo atual cenário de instabilidade política e econômica do País, atrelada à falta de confiança do consumidor. Desta forma, não descartamos a necessidade de uma revisão nas projeções do setor para 2016”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

As exportações de fevereiro totalizaram 5.692 motocicletas, o que representa uma alta de 70,6%, em relação a janeiro, e expressivo crescimento de 128,5%, em comparação com o mesmo mês de 2015. Os resultados refletem principalmente a viabilização de mais negócios na Argentina.

 

Média diária de Vendas

No varejo, foram vendidas 74.404* motocicletas, o que representa um recuo de 5,3% ante o volume de janeiro, com 78.538 unidades e de 20,7% em relação a fevereiro de 2015 (93.806).

Mesmo com um dia útil a mais que no ano passado (20 dias), a média diária de vendas apresentou queda de 24,6%, passando de 4.937 para 3.720 motocicletas – o menor índice desde março de 2005, que havia registrado 3.729 unidades/dia.

    (*) Foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo licenciamento junto aos Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº 13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran nº 555/15, de 17/09/2015.

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.

 

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota nacional: mais de 24 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,3 milhão
de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

6º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

 

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

 

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Bruna Dal Moro

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Mariana Larsson

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Sergio Duarte

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Março, 2016

JoomShaper