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Produção de Motocicletas ultrapassa 100 mil unidades em maio

Em comparação com abril, a fabricação de motocicletas cresceu 10,7%. No varejo, a média diária de vendas atingiu 4.454 unidades, correspondendo ao melhor resultado desde junho de 2015

A indústria de motocicletas manteve sua curva de expansão em maio. Nesse mês, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 100.997 unidades, volume 3,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (97.203) e 10,7% maior na comparação com abril deste ano (91.220). Os números são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.

 Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, os números refletem a retomada do setor. “O aumento de produção é um reflexo direto da retomada dos negócios no varejo, estimulados pela maior concessão de crédito, pois os agentes financeiros estão mais seguros para oferecer linhas de financiamento para o consumidor”, disse. De acordo com Fermanian, os financiamentos por Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e consórcios representam cerca de 70% das vendas de motocicletas no mercado nacional.

Em função desse cenário positivo, a produção acumulada nos cinco primeiros meses do ano atingiu a marca de 468.962 unidades, aumento de 5,3% ante o mesmo período de 2018 (445.212 motocicletas).

VENDAS NO ATACADO

Em maio, as vendas no atacado – repasse para as concessionárias – atingiram 95.695 unidades, crescimento de 8,8% ante o mesmo mês de 2018 (87.939 motocicletas) e de 6% ante abril (90.267 motocicletas).

No acumulado do ano, as vendas no atacado atingiram 456.603 unidades, crescimento de 14% na comparação com o mesmo período de 2018 (400.485 unidades).

EMPLACAMENTOS

Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, em maio foram emplacadas 97.989 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 20,6% ante o mesmo mês de 2018 (81.238 unidades) e de 4,9% na comparação com abril do presente ano (93.370 unidades).

A média diária de vendas em maio foi de 4.454 motocicletas, considerando-se os negócios realizados em 22 dias úteis. Esse volume representa uma alta de 12,2% em relação a maio do ano passado (3.968 unidades/dia, com 21 dias úteis) e de 0,2% na comparação com abril do presente ano (4.446 unidades/dia, com 21 dias úteis). De acordo com dados analisados pela Abraciclo, o volume comercializado por dia útil em maio representa o melhor resultado alcançado pelo setor desde junho de 2015 (4.815 unidades/dia).

No acumulado de janeiro a maio o total de motocicletas emplacadas foi de 450.011 unidades, volume 17,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (382.660 unidades).

EXPORTAÇÕES

As exportações das fábricas instaladas no PIM em maio somaram 3.232 unidades, o que representa uma queda de 51,3% ante o mesmo mês do ano passado (6.634 motocicletas). Na comparação com abril do presente ano, no entanto, o resultado é positivo: aumento de 10,5% (2.924 unidades).

Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat analisados pela Abraciclo, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, a Argentina foi o principal destino das motocicletas em maio com 3.136 unidades, representando 58,6% de participação em relação ao total exportado pelo setor. Em segundo lugar ficou a Colômbia, com 1.296 unidades e 24,2% de participação, seguida pelos Estados Unidos, com 481 unidades e 9% de participação.

No acumulado de janeiro a maio do presente ano das fábricas instaladas no PIM foram exportadas 17.538 motocicletas, volume 52,1% inferior ao registrado no mesmo período de 2018 (36.626 unidades).

Pelos dados do Comex Stat analisados pela Abraciclo, no acumulado de embarques totais de janeiro a maio do presente ano a Argentina manteve a liderança no ranking dos principais países compradores, com 8.786 motocicletas, o que corresponde a 48,2% do total exportado. Na sequência, estão os Estados Unidos, com 3.033 unidades e 16,6% de participação, e a Colômbia, com 2.345 unidades e 12,9% de participação.

DESEMPENHO POR CATEGORIA NO ATACADO

A Street é a categoria de motocicleta mais vendida no Brasil. Em maio, foram comercializadas 45.285 unidades (47,3% de participação) dessa categoria. Em segundo lugar ficou a Trail (19.173 unidades e 20% de participação), seguida pela Motoneta (15.526 unidades e 16,2%), Scooter (9.480 unidades e 9,9%) e Naked (1.960 e 2%).

As posições foram mantidas no ranking que mostra o desempenho de vendas acumuladas de janeiro a maio: Street, com 50% de participação (228.311 unidades, volume 13,1% superior ante as 201.859 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado); Trail, com 19,3% (88.313 motocicletas, queda de 1% ante as 89.209 unidades registradas nos cinco primeiros meses de 2018); Motoneta, com 15,5% (70.985, crescimento de 23,6% na comparação com as 57.414 unidades vendidas no mesmo período do ano passado); Scooter, com 8,6% (39.348 unidades, aumento de 42,3% ante as 27.647 unidades registradas no mesmo período de 2018) e Naked, com 2,3% (10.664 unidades, elevação de 18,1% ante as 9.027 unidades comercializadas de janeiro a maio de 2018).

As características básicas das motocicletas de cada categoria são estas:

 Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano.

 Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.

 Motoneta – motociclo underbone, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático.

 Scooter– Motociclo de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.

 – Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão “Sport” sem a carenagem.

Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados.

Off-Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados.

 Custom Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de “estradeiras”, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.

 Sport Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.

 Ciclomotor Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.

 Touring Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.

DESEMPENHO DE SCOOTERS NO VAREJO

Em maio, os emplacamentos de motocicletas da categoria Scooter somaram 9.113 unidades, o que corresponde a uma alta de 56,7% na comparação com o mesmo mês de 2018 (5.816) e 17,8% ante abril do presente ano (7.735).

No acumulado do ano, o volume de vendas de Scooter no varejo é de 35.582 unidades, aumento de 22% em relação às 29.177 scooters licenciadas no mesmo período de 2018.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 43 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição dos principais produtores mundiais. No total as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 12 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 27 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 1 milhão de unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

8º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2018.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br

SD&PRESS Consultoria

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com/sdpress

Aline Feltrin

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Priscila Fabi

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AnaLuiza Tamura          

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JUNHO, 2019

JoomShaper