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História e Atuação

historiaEm quatro décadas, a Abraciclo vem mostrando a importância, eficiência e necessidade da circulação adequada e segura dos veículos de duas rodas

Em 1976, quando um grupo de executivos sentou-se à mesa para constituir a ABRACICLO, sob o comando de Bruno Caloi, o veículo de duas rodas predominante no Brasil era a bicicleta. A produção de motocicletas e ciclomotores ainda era incipiente; afinal, acabava de chegar ao Polo Industrial de Manaus – PIM e, ali, precisava construir uma ampla cadeia produtiva. Os modelos tecnologicamente revolucionários e atraentes começavam a deixar as modernas linhas de montagem das indústrias recém-implantadas, enquanto a sociedade ainda olhava com certa cautela e desconfiança para estes veículos diferenciados, que, no entanto, já estabeleciam o conceito de mais inovadora opção de mobilidade e transporte para os brasileiros sintonizados com o futuro.

Nestas décadas iniciais do Século XXI, os motociclos – motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares – estão presentes em todas as regiões, cidades e comunidades rurais brasileiras, com utilização em atividades de locomoção, geração de renda e lazer. Para muitos brasileiros, representam a posse e o uso do primeiro veículo motorizado, confirmando sua função de autêntica ferramenta de inclusão social. Tornaram-se essenciais para os serviços públicos por serem flexíveis na circulação, proporcionando atendimento ágil e eficiente às necessidades da população. E você já parou para pensar como seria seu dia a dia sem o motofretista – o famoso “motoboy” – entregando encomendas, documentos, correspondências, medicamentos ou mesmo uma quentinha e saborosa pizza no início da noite?

A centenária bicicleta, por sua vez, evoluiu muito, a ponto de se transformar em símbolo da mobilidade sustentável, em função de suas inovações, maior valor agregado proporcionado pelos materiais nobres em sua estrutura, além de equipamentos e acessórios atrativos, e pela praticidade e flexibilidade de circulação diante do caótico trânsito urbano. Repare que se trata de um produto único ao reunir, simultaneamente, três atributos imbatíveis: é barata, tanto na compra como na manutenção; não polui o ambiente e faz bem à saúde do condutor.

Em quatro décadas de atividades, a Abraciclo vem mostrando a importância, a eficiência e a necessidade da circulação adequada e segura destes insubstituíveis veículos de duas rodas. Para atuar com eficiência e precisão, conta com uma Diretoria com mandato bienal, eleita pelo quadro associativo, e uma equipe integrada por executivos com sólida formação acadêmica e experiência no setor automotivo, capazes de propor criativamente soluções técnicas, políticas, de relacionamento e comunicação alinhadas com os mais avançados objetivos do Setor de Duas Rodas.

Comissões e Grupos de Trabalho

A estrutura da entidade é composta por uma Diretoria Executiva, Gerência de Relacionamento, Gerência Administrativa e Financeira e áreas de apoio a estas funções. Entre as comissões fixas de trabalho estão a Técnica, Jurídica e de Comunicação, todas reunindo representantes das associadas. Com frequência são formados grupos temporários de trabalho para análise, debate e definição de recomendações sobre temas de importância ou urgentes.

Desde 2013, a entidade também possui uma assessoria de Segurança no Trânsito e um grupo de trabalho para tratar especificamente de Ações de Segurança. Em 2014, instalou sua assessoria jurídica e tributária, além de uma filial em Brasília/DF para acompanhar e participar, diretamente, dos assuntos envolvendo motocicletas e bicicletas em tramitação no Congresso Nacional e em todos os órgãos governamentais.

Propostas para a melhor circulação dos veículos

As propostas de trabalho da Abraciclo caminham em sintonia com as necessidades e responsabilidades do setor, sempre focadas na preservação das condições adequadas da utilização dos veículos de duas rodas. Melhoria das condições viárias, implementação curricular de Educação de Trânsito, incremento na qualidade da capacitação de instrutores, conscientização da importância da manutenção dos motociclos, cuidados com os equipamentos de proteção e pilotagem segura são alguns dos principais focos de atuação da entidade desde a sua criação.

A Abraciclo trabalha constantemente na consolidação do avanço industrial do setor. Isso fica evidente quando as equipes e diretoria da entidade desenvolvem trabalhos voltados às definições da política industrial, debates e propostas em torno do Processo Produtivo Básico (PPB) praticado no Polo Industrial de Manaus, discussões e entendimentos mantidos com outras entidades e órgãos governamentais, acompanhamento e participação democrática – com análises técnicas e propostas – durante a tramitação de projetos de lei do Congresso Nacional, relacionamento transparente com a Imprensa e a opinião pública e demais pautas envolvendo o Setor de Duas Rodas. O fortalecimento de toda a cadeia produtiva, o fomento constante do parque de motopeças e a melhoria da logística são, da mesma forma, partes integrantes da agenda de atividades da entidade.

Gestões e Presidentes

  • Fundação da entidade 02/04/1976, por Bruno Antonio Caloi
  • 1976/1982 – Bruno Antonio Caloi
  • 1982/1985 – Sylvio Marzagão
  • 1986/1999 - Masuo Murakami
  • 1999/2003 - Roberto Iquejiri
  • 2003/2004 - Yuji Horie
  • 2004/2010 – Paulo Shuiti Takeuchi
  • 2010/2011 – Jaime Teruo Matsui
  • 2011/2012 – Roberto Yoshio Akiyama
  • 2012/2016 – Marcos Zaven Fermanian
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