Plano que resultou na redução de 59% do índice de acidentes no trânsito na Espanha é apresentado e debatido para representantes do setor duas rodas em São Paulo
Especialista espanhol em trânsito participou do IV Fórum Abraciclo Mobilidade & Segurança em Duas Rodas na última semana
O Plano Estratégico de Seguridade Viária da Espanha, implementado a partir de 2005, tinha por objetivo inicial reduzir em 40% o índice de acidentes fatais de trânsito até 2008. No período de 2005 a 2011, no entanto, as ações desenvolvidas conseguiram reduzir esse tipo de acidente em 59%, conforme relato de Ramón Ledesma Muñiz, advogado e diretor geral adjunto do Departamento de Trânsito da Espanha entre 2004 e 2012. O especialista esteve presente no IV Fórum Abraciclo – Mobilidade & Segurança em Duas Rodas, realizado em 16 de maio, no Auditório Renaissance, em São Paulo.
Durante sua apresentação, Ramón informou que em 2003 a relação de acidentes fatais causados no trânsito era de 128 para cada grupo de milhão de espanhóis ou 5,4 mortes por 100 acidentes.
“Ficou claro que estávamos diante de um problema nacional e não podíamos ficar quietos assistindo aquilo acontecer. Foi necessário dar um grito geral, pedindo ações concretas e integradas”, afirmou Muñiz.
O especialista apontou que com a criação do Observatório Nacional de Seguridade Viária, dinamização do Conselho Superior de Seguridade Viária, aumento do efetivo de agentes de trânsito, criação e veiculação de campanhas de informação por tipos de risco, reformulação do modelo de habilitação, desenvolvimento de planos municipais de segurança viária, implantação de dispositivos tecnológicos de vigilância e o investimento de 8 milhões de euros na divulgação do sistema na mídia, houve redução das infrações e causas dos acidentes de trânsito, entre 2001 e 2011.
No período, a autuação de condutores alcoolizados caiu de 5% para 1,8%, as multas por excesso de velocidade diminuíram de 6% para 0,6% e o uso de cinto de segurança cresceu de 79% para 97% dos motoristas.
Desta forma, Ramón afirmou que, em 2010, a Espanha registrava 54 acidentes fatais de trânsito por milhão de habitantes, aproximando-se dos índices da Finlândia (50/1) e Dinamarca (48/1). Na ocasião, o país já podia comemorar a 12º posição entre as nações de trânsito mais seguro no mundo, ficando à frente da França e vários outros países europeus.
Duas Rodas
Para desenvolver um plano estratégico especificamente para motociclistas, entre 2007 e 2008 o governo espanhol considerou que deveria ser evitada a busca de culpados, prevalecendo os esforços de todos para reduzir o volume de acidentes. “Era um plano para os motociclistas e não contra os motociclistas”, explicou o especialista.
Segundo Ramón, o sistema investiu na preparação dos motociclistas para a condução segura, com modificações no curso para habilitação, exercícios de pilotagem defensiva e exame realizado em via pública, além da prova teórica e em circuito fechado.
Em outra frente de trabalho, foi melhorada a infraestrutura viária, inclusive com pistas proporcionando maior aderência para os pneus das motocicletas. Como resultado, entre 2007 e 2011, mesmo com o aumento da frota de motocicletas, os acidentes com vítimas fatais caíram 47%, apontou o especialista.
Já no plano específico para ciclistas, os espanhóis fomentaram o uso da bicicleta nas regiões centrais das cidades e sua circulação sobre calçadas. Nas vias de sentido único, com circulação de bicicletas, a velocidade máxima para todos os veículos foi limitada a 30 km/h.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.
Download da Apresentação completa do Plano de segurança da Espnaha apresentado no 4º Fórum Abraciclo