Encontro programado para 18 de maio, em São Paulo, abordará ainda a necessidade de se implantar Educação para o Trânsito nas escolas e a influência da fiscalização no comportamento dos condutores

A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – promove no dia 18 de maio, a partir das 9h, na Câmara Americana de Comércio – Amcham, em São Paulo, o III Workshop Abraciclo – Década Mundial de Segurança no Trânsito.

“Esta iniciativa da entidade está alinhada com os objetivos da Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito, implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e abre espaço para a exposição de experiências bem-sucedidas – porém quase desconhecidas – e propostas consistentes de conscientização e educação dos brasileiros, visando a redução dos acidentes nas cidades e rodovias. Para tanto, foram convidados como palestrantes os especialistas com vivência efetivamente prática nos desafios do trânsito”, afirma o diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves.

Bicicletas

Com mediação do jornalista e cicloativista Denis Burgierman e com participações de Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Evelyn Araripe, membro da ONG Bike Anjo, e Reginaldo Paiva, presidente da Comissão de Bicicletas da ANTP, o painel sobre “Como viabilizar o uso da bicicleta em centros urbanos” aborda as principais dificuldades enfrentadas pelos ciclistas ao pedalar nas grandes cidades e soluções para uma utilização mais segura das bicicletas.

Educação no Trânsito

No painel ‘Mudança de comportamento para um trânsito mais seguro’, o diretor executivo da ABRACICLO, José Eduardo Gonçalves, mediará o debate, com a pedagoga Nereide Tolentino, a superintendente de Educação e Segurança da CET/SP, Nancy Reis Schneider, e o instrutor do SEST/SENAT, Luiz Carlos Teixeira, discutindo a melhor forma de se trabalhar a conscientização no trânsito, as principais dificuldades nesse processo e os possíveis reflexos decorrentes dessa iniciativa, apresentando exemplos bem-sucedidos de ações focados na educação da sociedade.

Fiscalização

O painel sobre “O papel da fiscalização de trânsito no comportamento dos condutores”, mediado pelo gerente de Relações Institucionais da ABRACICLO, Sergio Martins de Oliveira, com participação de Julyver Modesto de Araujo, capitão do Comando de Policiamento de Trânsito do Estado de São Paulo, Oscar Pereira da Silva, assessor da Presidência da CET/Santos, e Carlos Pires, diretor de Trânsito da EPTC de Porto Alegre, visa debater os resultados decorrentes de uma fiscalização mais rígida e ativa no trânsito e o quanto a atuação de fiscais pode contribuir com a mudança de comportamento dos condutores.

Processo de Habilitação

Com mediação do editor-chefe e relações públicas do site Motonline, Ryo Harada, e participação de Simiramis Graças Lima, presidente do CETRAN/PE, Magnelson Carlos de Souza, presidente da FENEAUTO, e Wilson Yasuda, da Moto Honda, o painel sobre “Alteração no processo de habilitação’” discute o atual sistema de formação dos condutores e possíveis soluções para o aperfeiçoamento desse processo.

Reais Causas dos Acidentes

Já no talk show “Não é só Acidente!”, o jornalista Celso Miranda conversa com os médicos Julia Greve e Marcelo Rosa de Rezende, do Hospital das Clínicas de São Paulo, sobre a necessidade de se levantar os fatores causadores dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, com o objetivo de se traçar um raio-X das principais causas e, a partir daí, estabelecer um plano de atuação mais preciso para a prevenção dessas ocorrências.

Importante: Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição com antecedência. Veja os detalhes no quadro abaixo.

Serviço

III Workshop Abraciclo – Década Mundial de Segurança no Trânsito

Data: 18 de maio

Horário: das 09h00 às 15h30

Local: Amcham – Câmara Americana de Comércio

Endereço: Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio

Inscrições para imprensa, instituições e empresas relacionadas ao setor pelo telefone (11) 3759-1333.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 35 anos de história e 11 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o setor coloca o Brasil na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias mais de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETA BICICLETA
Frota Nacional: mais de 18 milhões Frota Nacional: mais de 65 milhões
Produção anual: mais de 2 milhões de unidades Produção anual: mais de 5 milhões de unidades
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial