Apesar da evolução de 5,1% em relação à quinzena inicial de novembro de 2012, os negócios do ano acumulam queda de 8,5%

A primeira quinzena de novembro apresenta aumento nas vendas de motos no país. Segundo levantamento divulgado pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, foram emplacadas 61.064 motocicletas na primeira quinzena deste mês, volume 2,4% maior no comparativo com o mesmo período de outubro, quando foram licenciadas 59.636 unidades. Em relação às vendas registradas em novembro do ano passado (58.083 unidades), houve um crescimento de 5,1%. Entretanto, o setor ainda enfrenta queda de 8,5% nos licenciamentos no acumulado do ano. De janeiro até a primeira quinzena de novembro foram emplacadas 1.313.863 ante 1.435.701 unidades.

Com 10 dias úteis, a primeira quinzena de novembro apresentou média diária de 6.106 motocicletas comercializadas, ante 5.421 unidades do mês anterior, que registrou um dia útil a mais. Em novembro de 2012, com nove dias úteis de vendas, foram emplacadas 6.454 motocicletas por dia.

“Embora os resultados da quinzena possam representar uma pequena evolução nos negócios, ainda ficam aquém das expectativas do setor, que tem investido no lançamento de novos modelos e campanhas de marketing”, diz o diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves. O diretor lembra que a sazonalidade dos negócios era esperada como fator de recuperação parcial no desempenho de 2013, mas isso ainda não aconteceu: “Com a proximidade do verão e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, as vendas costumavam evoluir bem mais nos finais de ano”, comenta José Eduardo.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 20 milhões Frota Nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial