A venda de novas cotas de consórcio de janeiro a outubro somou 1,8 milhão de unidades e cresceu 8% sobre o mesmo período do ano passado. A modalidade superou no período os 6 milhões de participantes ativos. Aqueles que continuam pagando suas parcelas, mesmo sem ser contemplados. Destes, 3,6 milhões são cotistas de automóveis e comerciais leves.
Consórcios crescem 8% com 1,8 milhão de novas cotas
Nos leves, a venda de novas cotas até outubro somou 944 mil unidades. O maior volume entre todos os segmentos de veículos, mas registrou pequeno crescimento de 1,3% sobre igual período do ano passado. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac).
A modalidade consórcio continua acelerada nas Motocicletas. Em outubro, a venda de novas cotas do segmento atingiu 94 mil unidades, o melhor resultado do ano. No acumulado de 2018 foram 828,2 mil novas cotas, 15,8% a mais que nos mesmos dez meses do ano passado.
De acordo com a Abraciclo, o consórcio respondeu por 27,1% das vendas de Motos até novembro de 2018. Com a ajuda da modalidade e da recuperação do crédito, a venda de Motocicletas terá em 2018 o primeiro ano de crescimento após seis quedas consecutivas. Ainda de acordo com a Abraciclo, as montadoras trabalharam este ano para divulgar o consórcio entre os consumidores mais jovens, já que muitos ainda não conhecem vantagens da modalidade.
Até outubro as administradoras de consórcio venderam 57,3 mil novas cotas para veículos pesados. Esse volume ficou 23,2% acima da comparação interanual. As contemplações, ou cartas de crédito emitidas, somaram no período 27,8 mil unidades e anotaram crescimento de 11% sobre iguais meses do ano passado.
Segundo a ABAC, os caminhões respondem por cerca de dois terços do consórcio de pesados. Sendo assim, do total de contemplações, mais de 18 mil se referem aos caminhões. Esse número equivale a cerca de 30% dos caminhões zero-quilômetro emplacados de janeiro a outubro deste ano.
FONTE: Jornal do Consórcio – BR
DATA: 18/12/2018