O primeiro dia da 23ª edição do MotoCheck-Up, maior programa setorial de orientação e conscientização de motociclistas da América Latina, atraiu 811 participantes que tiveram vistoria gratuita de 21 itens mecânicos de seus veículos, em Belo Horizonte (MG). Eles também puderam assistir a uma vídeo-palestra sobre pilotagem segura e a uma demonstração correta de frenagem.
No momento da vistoria gratuita foi aplicada uma pesquisa para apurar o perfil dos participantes. Entre as principais características apuradas estão: 90,87% usam a motocicleta para ir e voltar do trabalho; 38,14% trabalham com motofrete e 50,66% utilizam o veículo de 2 a 4 horas por dia.
Promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Guarda Municipal, BHTrans, Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Civil e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), o MotoCheck-Up acontece até sexta-feira (21), em comemoração a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa está sendo realizada na Avenida Presidente Antônio Carlos, 4.233, no bairro São Francisco, Belo Horizonte, onde há diariamente um fluxo intenso de motocicletas. A Abraciclo tem a expectativa de atender a 2.500 motociclistas durante os três dias do evento.
O MotoCheck-Up reúne uma série de ações educativas e, portanto, não tem objetivos comerciais ou de marketing. Nele é feita a vistoria gratuita de 21 itens de segurança das motocicletas, envolvendo freios traseiro e dianteiro, relação (sistema de transmissão), luzes, amortecedores, nível de óleo e pneus, entre outros.
Os participantes também assistem a uma vídeo-palestra de cerca de 10 minutos sobre pilotagem segura e, em seguida, presenciam uma demonstração prática de frenagem correta da motocicleta.
Ao final do circuito, os motociclistas recebem lanches, brindes e um vale que dá direito à troca de óleo do motor da motocicleta, podendo fazer isso em oficinas de concessionárias do setor no prazo de 30 dias. Para cumprir todo o circuito de atividades do evento o motociclista leva cerca de 25 minutos.
Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, Belo Horizonte foi escolhida para esta edição do MotoCheck-Up devido à evolução e representatividade de sua frota de motocicletas. Dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) mostram que somente no munícipio existem mais de 242 mil unidades emplacadas e em todo o estado de Minas Gerais a frota chega a 2,8 milhões de unidades.
“O objetivo deste programa é contribuir para um trânsito mais seguro. Para tanto, os motociclistas são conscientizados e orientados sobre a necessidade de se praticar uma pilotagem mais segura e realizar a manutenção preventiva de suas motocicletas”, afirma Marcos Fermanian.
Criado há 10 anos, o MotoCheck-Up já foi realizado em diversas cidades do País, como São Paulo (SP), Santos (SP), ABC Paulista, Recife (PE), Brasília (DF), Manaus (AM) e Teresina (PI). Nas 22 edições anteriores, o evento totalizou a participação de mais de 47 mil motociclistas.
Palestras Educativas na Capital mineira
Na Semana Nacional do Trânsito, além do MotoCheck-Up a Abraciclo promove palestras educativas de trânsito em nove escolas municipais da capital mineira. A entidade fechou parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte para levar aos alunos do Fundamental II, na faixa etária de 10 a 14 anos, dicas para conscientização sobre a pilotagem segura de bicicletas e motocicletas, considerando que os estudantes atualmente são ciclistas e futuramente poderão ser motociclistas. Também são dadas dicas sobre a necessidade de respeito às normas e regras de trânsito.
Oferecidas gratuitamente, as palestras ocorrem dentro das escolas e têm duração de 45 minutos, com conteúdo didático descontraído, uso de multimídia, interatividade e bom-humor. A programação começou ontem (19) e terminará na sexta-feira (21).
Esta ação foi iniciada há quatro anos e já atendeu a mais de 10 mil adolescentes e jovens das cidades de São Paulo, ABC paulista, Teresina (PI) e interior de Pernambuco, entre outras.
Para José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, esta é uma iniciativa de extrema importância para colaborar para a paz no trânsito, porque ensina desde cedo a importância da pilotagem segura. “Nosso objetivo é continuar com esta ação e abranger o maior número possível de adolescentes e jovens”, diz.
FONTE: BH Eventos – MG
DATA: 20/09/2018