A 24ª edição do programa Motocheck-Up, promovida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), acontecerá entre 14 e 16 de maio, em Brasília. O evento é promovido com foco no movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre direção segura. O Motocheck-UP deve atender dois mil Motociclistas, que terão vistoria gratuita em 21 itens mecânicos em suas Motocicletas.
O evento, considerado o maior de conscientização e orientação de Motociclistas da América Latina, será no estacionamento da Funarte, no Eixo Monumental, de 9h às 16h30. A entrada é gratuita e somente Motociclistas com suas Motocicletas poderão participar.
Será feito um percurso de 25 minutos, oferecendo vistoria mecânica, vídeo-palestra de nove minutos, demonstração prática de frenagem correta e entrega de lanches, brindes e um vale, que dá direito à troca gratuita e completa de óleo da Motocicleta.
Na vistoria das Motocicletas serão verificadas as condições mecânicas de peças, como freios (traseiro e dianteiro), amortecedores e sistema de transmissão, além da verificação do nível do óleo e o estado dos pneus, entre outros itens.
Com frota de 212.843 Motocicletas, de acordo com dados de fevereiro de 2019 do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a capital federal destaca-se por possuir um número considerável de Motocicletas do tipo Premium (acima de 450 cm³). Para atender a esse público, a Abraciclo preparou uma novidade para a edição deste ano do Motocheck-Up: todos os dias, a partir das 18 horas, será realizada uma palestra focada especificamente para condutores desse tipo de Motocicleta, com reciclagem de conhecimentos e dicas sobre pilotagem segura, inclusive para os passeios de fins de semana.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, explica que Brasília foi escolhida pela representatividade da frota e o perfil de seus Motoristas. “O objetivo do Motocheck-Up não é apenas conscientizar o público que possui modelos de baixa cilindrada sobre a importância da manutenção preventiva e a pilotagem segura. Quem possui Motocicletas Premium (acima de 450 cm³) também precisa reciclar seus conhecimentos, estar mais atento às condições de circulação e se conscientizar sobre a importância das regras e normas de trânsito para locomoções e passeios mais seguros”, ressalta.
O evento conta com o apoio do Ministério da Infraestrutura, Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF, Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF, Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Distrito Federal – Sindmoto/DF e do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos e MototaxistasMotoboy do Distrito Federal – Sindmototaxi/DF.
Serviço:
24ª edição do Motocheck-Up
Data: de 14 a 16 de maio
Horários:
das 9h às 16h30, aberto a todos os Motociclistas
a partir das 18h, palestra para condutores de Motocicletas Premium (acima de 450 cm³)
Local: Estacionamento da Sala Funarte – Setor de Divulgação Cultural, Lote 2 – Eixo Monumental
FONTE: R7 – SP
DATA: 08/05/2019