Abraciclo
HISTÓRIA E
ATUAÇÃO
O futuro acelera
em duas rodas
A história da Abraciclo e como ela representa
as fabricantes de motocicletas e bicicletas no Brasil
Desde sua criação, em 2 de abril de 1976, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo vem mostrando a importância, eficiência e necessidade da circulação adequada e segura dos veículos de duas rodas nas cidades e estradas do País.
Foi o ano da fundação da entidade
Quando a entidade surgiu, sob o comando de Bruno Antonio Caloi, o veículo de duas rodas predominante no Brasil era a bicicleta, enquanto a produção de motocicletas e ciclomotores se mostrava ainda incipiente. Na ocasião, os fundadores da Abraciclo acreditavam que deveriam se unir para atuar em conjunto pela evolução do segmento que, segundo eles, estaria representado predominantemente pelos ciclomotores. Todavia, a consolidação do Setor de Duas Rodas no Polo Industrial de Manaus (PIM) mostrou que o caminho da evolução seria bem diferente.
As fabricantes de veículos de duas
rodas que se instalaram no PIM precisavam construir uma ampla cadeia produtiva e fizeram isso partindo praticamente do marco zero. Os modelos tecnologicamente revolucionários e atraentes começavam a deixar as modernas linhas de montagem das indústrias recém-implantadas, enquanto a sociedade ainda olhava com certa cautela e desconfiança para estes veículos diferenciados, que, no entanto, já estabeleciam o conceito de mais inovadora opção de mobilidade e transporte para os brasileiros sintonizados com o futuro. Essa evolução foi constante nas décadas de 1980 e 1990, com o PIM recebendo fábricas das mais expressivas marcas globais de motocicletas.
Nas décadas iniciais do Século XXI, os motociclos – motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares – estão presentes em todas as regiões, cidades e comunidades rurais brasileiras, com utilização em atividades de locomoção, geração de renda e lazer. Para muitos brasileiros, representam a posse e o uso do primeiro veículo motorizado, confirmando sua função de autêntica ferramenta de inclusão social. Tornaram-se essenciais para os serviços públicos por serem flexíveis na circulação, proporcionando atendimento ágil e eficiente às necessidades da população. E você já parou para pensar como seria seu dia a dia sem o motofretista – o famoso motoboy – entregando encomendas, documentos, correspondências, medicamentos ou mesmo uma quentinha e saborosa pizza no início da noite?
A bicicleta, por sua vez, evoluiu muito a partir do ano 2000, a ponto de se transformar em símbolo da mobilidade sustentável, em função de suas inovações, maior valor agregado proporcionado pelos materiais nobres em sua estrutura, além de equipamentos e acessórios atrativos, e pela praticidade e flexibilidade de circulação diante do caótico trânsito urbano. Repare que se trata de um produto único ao reunir, simultaneamente, três atributos imbatíveis: é barata, tanto na compra como na manutenção, não polui o ambiente e faz bem à saúde do condutor.
A função da Abraciclo é justamente mostrar como o Setor de Duas Rodas, com suas fabricantes de motocicletas e bicicletas, entre outros produtos, atua para melhorar a mobilidade e o transporte nas cidades e estradas brasileiras, buscando a inovação tecnológica, qualidade, respeito às normas de segurança e de controle da emissão de gases e a flexibilidade, economia e eficiência nos deslocamentos diários. Para atuar com eficiência e precisão, a Abraciclo conta com uma Diretoria com mandato bienal, eleita pelo quadro associativo, e uma equipe integrada por executivos com sólida formação acadêmica e experiência no setor automotivo, capazes de propor criativamente soluções técnicas, políticas, de relacionamento e comunicação alinhadas com os mais avançados objetivos do Setor de Duas Rodas.
Comissões e grupos de trabalho
Estrutura da entidade
Diretoria Executiva
Gerência de Relacionamento
Gerência Administrativa e Financeira
Gerência de Relações Públicas e Comunicação
Existem ainda áreas de apoio a estas funções.
Grupos fixos de trabalho
Comissão Técnica
Comissão Jurídica
Comissão de Comunicação
Comissão de Assuntos Tributários
Comissão de Segurança Viária
Todas elas reunem representantes das associadas.
A estrutura da entidade é composta por uma Diretoria Executiva, uma Gerência de Relacionamento, uma Gerência Administrativa e Financeira, uma Gerência de Relações Públicas e Comunicação e áreas de apoio a estas funções. Entre as comissões fixas de trabalho estão a Técnica, Jurídica, de Assuntos Tributários, de Comunicação e de Segurança Viária todas reunindo representantes das associadas. Com frequência são formados grupos temporários de trabalho para análise, debate e definição de recomendações sobre temas de importância ou urgentes.
Desde 2013, a entidade também possui uma consultoria de Segurança no Trânsito e um grupo de trabalho para tratar especificamente de Ações de Segurança. Em 2014, instalou sua assessoria jurídica e tributária, além de uma filial em Brasília/DF para acompanhar e participar, diretamente, dos assuntos envolvendo motocicletas e bicicletas em tramitação no Congresso Nacional e em todos os órgãos governamentais. Em 2017, a entidade passou a contar com outra filial, desta vez em Manaus/AM, onde reúne as associadas no chamado Grupo Técnico Manaus, para discutir temas de interesse imediato, como, por exemplo, a necessidade de atualização do Processo Produtivo Básico (PPB), que é o conjunto de processos e metas que regula as operações das fábricas instaladas no PIM.
Propostas para a melhor circulação dos veículos
As propostas de trabalho da Abraciclo caminham em sintonia com as necessidades e responsabilidades do setor, sempre focadas na preservação das condições adequadas da utilização dos veículos de duas rodas. Entre elas se destacam a melhoria das condições viárias, necessidade de implementação de Educação de Trânsito no currículo das escolas brasileiras, incremento da qualidade na capacitação de instrutores de pilotagem, conscientização da importância da manutenção das motocicletas e bicicletas, cuidados com os equipamentos de proteção e conscientização e orientação sobre a pilotagem segura.
A Abraciclo trabalha constantemente na consolidação do avanço industrial do setor. Isso fica evidente quando as equipes e a diretoria da entidade desenvolvem trabalhos voltados às definições da política industrial, debates e propostas em torno do PPB, discussões e entendimentos mantidos com outras entidades e órgãos governamentais, acompanhamento e participação democrática – com análises técnicas e propostas – durante a tramitação de projetos de lei do Congresso Nacional, relacionamento transparente com a Imprensa e a opinião pública e demais pautas envolvendo o Setor de Duas Rodas. O fortalecimento de toda a cadeia produtiva, o fomento constante do parque de moto-peças e a melhoria da logística são, da mesma forma, partes integrantes da agenda de atividades da entidade.
GESTÕES E
PRESIDENTES
1976
Fundação da entidade
1976/
1982
Bruno Antonio Caloi
1982/
1985
Sylvio Marzagão
1986/
1999
Masuo Murakami
1999/
2003
Roberto Iquejiri
2003/
2004
Yuji Horie
2004/
2010
Paulo Shuiti Takeuchi
2010/
2011
Jaime Teruo Matsui
2011/
2012
Roberto Y. Akiyama
2012/
2023
Marcos Z. Fermanian
2023/
atual