Como legítima representante do setor de duas rodas, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – é a principal fonte do segmento, sendo responsável pela divulgação dos números e balanços mensais de produção, vendas, exportações e outros assuntos relacionados às fabricantes instaladas no Brasil.

Como tal, é também a principal apoiadora do Salão Duas Rodas de 2009, o maior evento da categoria.

Confira as principais informações do setor e as novidades dos associados na listagem abaixo.

Motocicletas

Números

Crise

O mercado brasileiro de duas rodas está começando a se recuperar. Mesmo estando muito aquém dos números registrados em 2008, pré-crise mundial, as vendas e produção têm crescido neste segundo semestre e o segmento deve fechar 2009 com números semelhantes aos de 2007 (1.7 milhões de unidades produzidas).

Top do mundo

O Brasil figura, hoje, no 4º lugar do ranking de produtores mundiais de motocicletas, atrás apenas da China, que lidera o grupo, Índia e Indonésia.

Frota

Atualmente a frota brasileira é de 13,7 milhões de motocicletas – uma média de uma para cada 14 habitantes.

Empregos Gerados

150 mil vagas diretas e indiretas, sendo que 40 mil destes postos de trabalho (diretos) estão concentrados no PIM (Pólo Industrial de Manaus)

Produção Abraciclo

As associadas da Abraciclo são responsáveis por aproximadamente 98% da produção brasileira de motocicletas.

Meio Ambiente

PROMOT III

Obedecendo ao PROMOT III (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), todas as motocicletas produzidas em 2009 já saem de fábrica com emissão de poluentes igual ou abaixo à dos automóveis: dois gramas de CO por quilômetro rodado.

Os carros se adaptaram aos limites estabelecidos pelo PROCONVE em 20 anos (seguindo as etapas de instalação do programa). As motos passaram pelo mesmo processo em seis anos. Os fabricantes, ao se adaptarem, buscaram fazê-lo pelo aprimoramento tecnológico de seus produtos e o resultado foi a produção de motos que não só atingiram às exigências, como, em muitos casos, as superaram. Temos no mercado atualmente lançamentos de modelos que chegam a ter níveis de emissão até 22% abaixo do apontado por lei.

Inspeção Veicular

Desde o início de 2009, a vistoria – obrigatória para todas as motocicletas paulistanas, independente do ano de fabricação, exceto as de motor dois tempos – testa e analisa as condições e qualidade de gases emitidos. Até agosto foram inspecionadas quase 108.000 motocicletas, sendo que 95,8% das avaliadas foram aprovadas. O número de veículos de duas rodas inspecionado corresponde a 24% da frota de São Paulo.

Moto Flex

Lançada no mercado brasileiro este ano a primeira moto bicombustível. Mais um advento a favor da sustentabilidade para o segmento duas rodas: o sistema flexfuel torna obrigatória a inclusão de injeção eletrônica no veículo, o que reduz a emissão de poluentes, e o álcool é um combustível renovável.

Injeção Eletrônica em Motocicletas de Baixa Cilindrada
Outra “novidade verde” apresentada em 2009 é a injeção eletrônica para motocicletas de baixa cilindada. Sistema encontrado anteriormente apenas nas de alta, tornou-se popular este ano e ao alcance do consumidor de classe média.

Setor Duas Rodas em 2009

Motofrete e Mototáxi

A regulamentação das atividades de motofrete e mototáxi em território nacional foi sancionada pelo presidente Lula no final de julho. Com a sanção, os profissionais passaram a ter direito trabalhistas e o Condumoto, documentação específica para que o indivíduo esteja apto a exercer a profissão, tornou-se obrigatório, bem como uma série de itens de segurança nas motocicletas.

Financiamento para Motofretistas

O Governo Federal liberou, em 27 de maio de 2009, uma linha de crédito de R$ 100 milhões para renovação de frota de motocicletas. Essa linha está à disposição dos profissionais através da Caixa Econômica Federal. Aqueles que utilizam o veículo de duas rodas podem financiar até R$ 8 mil, a juros bem abaixo dos empregados no mercado, sem necessidade de entrada.

Isenção da COFINS

O Governo Federal anunciou em 30 de março a redução de 3% para 0% da COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) cobrada nas vendas de motocicletas com até 150 cc de cilindrada das indústrias para as redes de concessionárias. A medida foi uma alternativa para reduzir o impacto da crise mundial no setor duas rodas uma vez que, por possuir fábricas instaladas no PIM – Pólo Industrial de Manaus, as motocicletas já são normalmente isentas de IPI.

Acordo com o Governo do Amazonas

Em troca da estabilidade de emprego de cerca de quatro mil funcionários da indústria de duas rodas durante o período da crise, o Governo do Amazonas
renovou a renúncia fiscal de parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a energia elétrica das fabricantes do segmento.

Alterações no Processo Produtivo Básico

O novo PPB, publicado em março, inclui, entre outros pontos, a obrigatoriedade da solda completa dos chassis e de injeção de peças plásticas nacionais.

Resolução 285 do CONTRAN

A Abraciclo teve papel fundamental junto ao Conselho Nacional de Trânsito quando foram estabelecidas novas regras para habilitação. Em vigor desde 1º de janeiro, o aumento da carga horária para aulas teóricas e práticas é a principal alteração da resolução.

Programa Nacional de Qualificação

O Ministério do Trabalho anunciou que vai tornar disponível, ainda este ano, uma verba para o Programa Nacional de Qualificação, cursos oferecidos aos motofretistas.

Parâmetro Geral do Setor

As Motocicletas e o Trânsito

A Abraciclo busca preservar a consciência em relação à importância das motocicletas e bicicletas no trânsito saturado das grandes metrópoles, além de intervir junto aos governos Federal e Estadual para inserção destes veículos em projetos e adaptações de vias.

Para a entidade, uma das soluções está na criação de faixas preferenciais e de circulação. A primeira, localizada entre a faixa de pedestres e os veículos, torna possível o arranque das motocicletas antes dos carros, diminuindo a confusão nos corredores, e a segunda, criada para o tráfego propriamente dito, funciona como a faixa criada na Avenida Sumaré, em São Paulo.

Diminuem Acidentes Fatais com Motocicletas

No primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano passado, a cidade de São Paulo teve queda de 9,3% no número de mortes envolvendo motocicletas. Nos primeiros seis meses de 2008, foram registrados 236
acidentes com mortes; no mesmo período de 2009 as fatalidades baixaram para 214. Essa foi a primeira vez, em três anos, que houve redução nos números, mesmo com a frota em ascensão, o que demonstra um maior cuidado dos condutores.

A moto e a Inclusão Social

Nas regiões Norte e Nordeste do país as motocicletas são utilizadas como principal meio motorizado de locomoção. Nessas regiões, muitas das vias não permitem a circulação de automóveis, e a rota só consegue ser traçada a bordo do veículo de duas rodas ou no lombo de um animal (jegues, na maioria). Com a facilidade da compra do veículo, muitos dos moradores da zona rural ganharam agilidade e a possibilidade de melhorar seus negócios e a renda familiar.

Expansão do Mercado Duas Rodas

A atual frota nacional de motocicletas é de 13,7 milhões de veículos, representando uma média de 14 habitantes por motocicletas. Se compararmos com a frota automotiva, que tem a média de 7 habitantes por veículo, já temos um indício do quanto esse mercado tem potencial de crescimento.

Em países da Ásia, a média motociclistica gira em torno de 4 habitantes por veículo, e esses valores poderiam ser alcançados no Brasil, que possui uma classe média dominante, com maior facilidade para a aquisição das motos, que servem como alternativa imediatista ao transporte coletivo.

Moto mais Barata que Ônibus

Com R$6,00 ao dia, é possível pagar a prestação de uma moto. Com 1 litro de gasolina, é possível se deslocar por até 42km. Uma pesquisa realizada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) mostra que, na média nacional, o custo de se deslocar 7km com uma motocicleta é de R$1,49, e de ônibus por volta de R$1,96. Com isso, muitos trabalhadores têm utilizado a verba que gastariam com transporte público para comprarem uma moto. É um consumidor que consegue ter mais agilidade para chegar ao trabalho e adquirir um bem pelo mesmo valor, ou menos, do que gastava anteriormente em transporte.

Pólo Industrial de Manaus – PIM

No Pólo Industrial de Manaus estão as principais fabricantes de motocicletas do país. A presença das montadoras no local as levou a uma consciência ambiental e preocupação ecológica, além de reflexos benéficos ‘involuntários’. O principal deles foi apontado em estudo apresentado ao Congresso Nacional. Segundo o levantamento, o emprego na indústria é mais rentável para os moradores da região do que o desmatamento da Floresta Amazônica. Não fossem as indústrias do PIM, afirma o texto, o desmatamento seria 80% maior. Além disso, as fabricantes de motocicletas reutilizam água; fazem coleta seletiva e patrocinam estudos e projetos ecológicos locais, dentre outros benefícios ao meio ambiente.

SUFRAMA

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está com estande no Salão Duas Rodas. A entidade é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus – ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais. A participação da SUFRAMA se faz especial devido ao fato de que todos os fabricantes de motocicletas estão com suas indústrias instaladas no PIM (Pólo Industrial de Manaus). No estande da entidade estão também representantes da indústria de motopeças.

Bicicletas

Números

Segmentação do Uso

51% das bicicletas produzidas no Brasil são utilizadas para transporte, 23% para uso infantil, 25% para lazer e 1% para fins esportivos.

Frota (Dados de 2008)

A frota circulante no país de motocicletas está estimada em 65 milhões de unidades.
Distribuição da Frota por Região
Sudeste: 28.8 milhões (44,3%)
Nordeste: 16.7 milhões (25,7%)
Sul: 9.1 milhões (14%)
Centro Oeste: 5.2 milhões (8%)
Norte: 5.2 milhões (8%)

Empregos Gerados

Entre fabricantes de bicicletas e de peças, lojas, distribuidores e etc., estima-se uma geração de empregos em torno de 150 mil pessoas. Outro fator é que em toda cidade brasileira existe pelo menos uma bicicletaria.
Produção (Dados de 2008)

O Brasil produz, por ano, uma média de 5.8 milhões de bicicletas, o que o coloca como o 3º maior produtor do mundo, atrás apenas da China (80.7 milhões) e da Índia (11.9 milhões).

Consumo/ Vendas (Dados 2008)

Toda a produção nacional é consumida internamente. Sendo assim, 5.8 milhões de unidades são comercializadas por ano no país, o que o coloca como o 5º maior consumidor do mundo, atrás da China, Estados Unidos, Índia e Japão.

Projeções

Para 2009, a produção estimada é de 5.3 milhões de bicicletas, com a queda em comparação ao ano anterior justificada devido à crise mundial. Para 2010, o mercado estima a produção de 5.5 milhões, em 2011 deverão ser fabricadas 5.7 milhões de unidades e, em 2012, 6.6 milhões.

Bases Produtivas

A maioria (3.8 milhões) das bicicletas é produzida nas regiões Sul e Sudeste. Na Zona Franca de Manaus são fabricadas 1 milhão de unidades e nas regiões Norte e Nordeste outros 1 milhão.

Ciclofaixa/ Ciclovia

A capital paulista inaugurou em agosto ciclovias para uso aos finais de semana que ligam diversos parques da cidade, estimulando o uso da bicicleta como meio de locomoção e de lazer para os paulistanos.

Algumas Associadas Abraciclo

Lançamentos e Novidades para o Salão Duas Rodas

Honda

NXR 150 Bros Mix: Versatilidade e economia são duas das principais características da NXR 150 Bros que a tornaram sucesso de vendas no Brasil. Agora estes dois atributos ganham ainda mais força com a apresentação de sua versão Mix. O modelo é o primeiro da categoria on-off road que funciona com álcool, gasolina ou com a mistura de ambos em qualquer proporção.

CB 300R e XRE 300 com freios Combined ABS: Acompanhando a diretriz mundial da Honda voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias que ampliem a segurança de seus consumidores, a Honda apresenta ao público brasileiro as motocicletas CB 300R e XRE 300 na versão com freios Combined ABS (C-ABS), que reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System).

CG 150 Fan ESi: De olho em um público que deseja uma motocicleta mais potente que a CG 125 Fan, mas não quer abrir mão de robustez visual, a Honda lança a CG 150 Fan ESi. O novo modelo reúne motor de 150 cm3 alimentado por sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI, partida elétrica e design robusto que o tornam perfeito para uso diário, como meio de locomoção ou instrumento de trabalho.

CG 150 Titan Mix EX: Com o objetivo de fortalecer ainda mais a família CG e oferecer a seus usuários uma opção mais completa, que proporcione prazer e status, a Honda apresenta ao consumidor brasileiro a nova CG 150 Titan Mix EX. A motocicleta substitui a versão ESD do modelo, que não será mais comercializada. Como principais benefícios, traz rodas de alumínio e inovações de design que agregam diferenciação e esportividade.

Linha 2010: A linha 2010 de motocicletas nacionais Honda chega com alterações de cores e grafismos, para agregar ainda mais valor e diferenciação aos modelos. A CG 150 Titan Mix agora está disponível na cor laranja metálica, a Biz 125 oferece a opção rosa metálica, a Biz 125+, a azul metálica, e a Pop 100 ganhou as opções branca ou laranja.

Yamaha

Estande: Traz uma área com uma oficina-escola do SENAI, com motocicletas doadas nos últimos dois anos para a instrução e formação de alunos em mecânica (mais de 100 motos). Também pode ser encontrado no estande um modelo Yamaha da primeira motocicleta produzida no Brasil, que, em outubro, completa 35 anos de lançamento.
Além disso, a motocicleta M1, utilizada pelo campeão Valentino Rossi, está na área interna do estande.
Áreas Temáticas: Nas áreas temáticas dos produtos também estão todos os modelos de motocicletas 2010, motores de popa, quadriciclos e algumas surpresas.

Área Externa: Traz test-drive street com modelos de até 250cc, enquanto no off-road tem motocicletas modelos TT-R e quadriciclos. Também podem ser encontradas apresentações da Equipe Jorge Negretti free style, patrocinado pela Yamaha, além do wheeling machine com um modelo YZF-R1.

Dafra

Smart 125: A Dafra Motos e a Haojue – mais nova parceira estratégica da empresa brasileira – apresentam ao mercado nacional o scooter Smart 125, modelo equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 124,6 cm3, quatro tempos, monocilíndrico e sistema de injeção eletrônica Mikuni, alcançando potencia máxima de 10,3 cv a 8.000 rpm e torque de 9,6 N.m a 7.000 rpm.

O desempenho alcançado pelo Smart, aliado aos benefícios da transmissão automática CVT (Continuous Various Transmission) e a um projeto ergonômico especialmente adequado ao porte do brasileiro – com a altura do solo certa e alguns centímetros a mais no comprimento – resultam num modelo que se adapta perfeitamente às condições do trânsito nas grandes cidades. O preço público do Smart será definido nas próximas semanas.

ZIG: Modelo de estreia da Dafra na categoria CUB, a ZIG é ideal para o consumidor que busca uma motocicleta para o transporte diário ou para o lazer. Além de manter o conceito Dafra de moto completa de fábrica, com partida elétrica, rodas de liga leve, freio a disco na roda dianteira, entre outros itens, é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos e já está enquadrada à norma PROMOT III, nova regulamentação para emissão de poluentes.

Desenvolvida sob os mais altos padrões internacionais de engenharia e submetida a rigorosos testes, a ZIG será produzida na fábrica da Dafra em Manaus (AM) e poderá ser adquirida em toda a rede de concessionárias da marca a partir do final de setembro. O preço público sugerido é R$ 4.690,00.

Sundown

STX Motard 125: As novas Sundown STX e STX Motard 125 mantêm o espírito aventureiro e a robustez das versões de 200 cm3. Além de propiciar mais economia e ótimo desempenho, o motor OHC de 125 cm3, com 10,8 cv de potência e 0,86 kgfm de torque, atende aos índices de poluentes e de ruídos do Promot III.

O visual esportivo da STX Motard 125 é oferecido nas cores prata ou preta, com carenagem dianteira que abriga o farol em formato de diamante, aros 17” na cor preta, pneus estradeiros e escapamento em preto fosco. A suspensão
dianteira usa o sistema upside down e, na traseira, o exclusivo SPS*, com amortecedor a gás e balança de alumínio. O conjunto de freios é composto de disco tipo “wave”, na frente, e tambor, atrás. Seu peso reduzido (118 kg) e centro de gravidade baixo proporcionam excelente mobilidade.

STX 125: Desenvolvida para encarar qualquer terreno, a nova trail Sundown STX 125 é o veículo perfeito para quem busca versatilidade, robustez e economia sobre duas rodas.

A aparência fora de estrada da STX 125 combina carenagem frontal, farol retangular, defletores laterais no tanque de combustível, paralama dianteiro elevado e escapamento em preto fosco. As opções de cores são vermelha, azul, amarela, branca e preta.

As suspensões também adotam o conjunto SPS* na traseira, mas na dianteira o sistema é o de garfo telescópico, com curso de 220 mm. As rodas com aro 21’’ calçam pneus especiais para terra, nas medidas 80/90 48T na frente, e 110/80 58T, atrás. O sistema de freios também usa disco tipo “wave” dianteiro e tambor traseiro.

Future 125: Prático e econômico, o scooter Sundown Future 125 é ideal para o transporte diário na cidade, com muita agilidade e conforto. E em sua linha 2010, o modelo ficou ainda mais atraente e esportivo, com a disponibilidade de duas novas cores: vermelha ou amarela. As outras opções são a preta ou a prata.

A Sundown Future é equipada com motor OHC de 125 cm3, que gera 9,1 cv de potência e 0,9 kgfm de torque máximos, suficientes para lhe proporcionar ótimo desempenho, com reduzido consumo de combustível.

Para garantir a comodidade o Future combina partida elétrica, transmissão automática e ótima posição para piloto e acompanhante, além do utilíssimo porta-objetos sob o banco e do funcional porta-luvas.

Traxx

Work: O novo modelo se destaca pela agilidade, economia e praticidade no uso diário. Seu motor é de 133 cm³, com um cilindro, arrefecido a ar e alimentado por carburador, do tipo válvula de pistão. De quatro tempos, desenvolve potência de 8,2 kW (11,2 cv) a 8.500 rpm e torque máximo de 9,8
N.m a 6500 rpm. O sistema de partida é elétrico e pedal e possui câmbio com cinco marchas. O modelo atinge velocidade de até 95 km por hora.

Kasinski

Em junho, a Kasinski Fabricadora de Veículos iniciou uma nova etapa em sua história. A “nova” Kasinski agora faz parte de um grupo mundial, líder na fabricação de motocicletas no mercado asiático. Na 10ª edição do Salão Duas Rodas, que acontece na próxima semana, em São Paulo, a Kasinski vai apresentar 12 novos produtos, de 110 a 650 cm3 de cilindrada.