Em 2010, 13º edição do MotoCheck-Up atraiu quatro mil motociclistas e o 1º Workshop Duas Rodas discutiu temas como emissão de poluentes e novas tecnologias.
A frota nacional de motocicletas já ultrapassou os 16 milhões de unidades e, com o aquecimento do mercado e o enorme potencial de crescimento da relação moto por habitantes do nosso país, esse número só tende a crescer. Consciente da necessidade de se trabalhar a educação no trânsito, incentivo à segurança e o bem estar do motociclista, a Abracioclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, realizou ao longo deste ano ações e eventos focados em conscientização e educação, como a 13ª edição do MotoCheck-Up e o 1º Workshop Duas Rodas.
MotoCheck-Up
Atraindo quatro mil motociclistas, o MotoCheck-Up foi realizado durante a Semana Nacional de Trânsito e contou com a participação do Sindimito-SP, IPEM e Polícia Militar. Esta última edição, que também trabalhou a conscientização ambiental – ao invés do óleo, os participantes receberam um vale troca de 1 litro de óleo, ofereceu avaliação gratuita das condições mecânicas de 13 itens das motocicletas e dicas de pilotagem segura.
“A motocicleta está cada vez mais presente nas ruas. Ações de educação e conscientização são sempre bem vindas. Já atraímos mais de 23 mil motociclistas nas 13 edições do evento e queremos atrair muitos mais”, afirma Carlos Weiss, gerente de operações da Abraciclo e organizador do evento.
Com o resultado das avaliações, o MotoCheck-up revelou que 49% dos motociclistas que passaram pelo evento apresentaram necessidades de reparo e/ou substituição do freio traseiro. Até a 12ª edição o item defeituoso mais recorrente, com falhas em mais de 30% dos veículos avaliados, era a relação (coroa, pinhão e corrente). Na última edição a frequência de falhas nessas peças baixou para 23%.
“Manutenção é sinônimo de segurança e é isso que queremos passar para os motociclistas. Como sempre frisamos, o evento busca conscientizar e orientar os participantes. Queremos destacar que com a revisão de apenas alguns itens é possível prevenir acidentes e manter as peças e acessórios em ótimo estado. Infelizmente, conforme avaliamos no MotoCheck-Up, ainda temos muitos veículos circulando nas ruas com falhas mecânicas, mas esperamos contribuir com a redução desses dados”, explica Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo.
Visando disseminar a atuação do MotoCheck-Up para todo o Brasil, a entidade disponibiliza aos órgãos e governos interessados uma cartilha mostrando como se implantar localmente o projeto.
“Acreditamos que dessa forma possamos ampliar o número de edições e o alcance desse projeto, que já se mostrou de utilidade pública e de grande aceitação da sociedade”, explica Matsui.
Workshop Duas Rodas
Por sua vez, o 1º Workshop Duas Rodas, realizado em novembro, atraiu mas de 60 participantes – entre jornalistas, representantes das empresas fabricantes de motocicletas e de entidades relacionadas ao setor – que tiveram a oportunidade de assistir a palestras com temas pertinentes ao segmento.
Alfredo Peres, diretor geral do DENATRAN, foi convidado a fazer a abertura do evento e discursou sobre a situação atual do trânsito nacional; Paulo Macedo, coordenador de Resíduos e Emissões do IBAMA, falou sobre as fases do PROMOT – Programa de Emissões para motocicletas; Ricardo Bock, coordenador do curso de Engenharia Automotiva da FEI, afirmou que a motocicleta elétrica é muito viável para o sistema brasileiro; Gilberto Santos, presidente do Sindimito-SP, abordou a atual situação dos motofretistas; Marcelo Araújo, assessor jurídico de trânsito, esclareceu dúvidas sobre legislação de trânsito; e J. Pedro Corrêa, especialista em segurança no trânsito, ressaltou a importância de se adotar uma cultura de segurança, não apenas nas ruas como também no cotiadiano brasileiro.
“É de suma importância que uma entidade como a Abraciclo, que possui grande credibilidade no setor, proporcione este tipo de reunião para esclarecimentos e apresentação de novidades. Tanto as entidades relacionadas como os fabricantes e a imprensa puderam trocar infornações e obter dados sobre especialidades diversas envolvendo o setor, o que foi construtivo”, conta Matsui.
Sempre em busca da segurança
O segmento investe cada dia mais em inovações tecnológicas voltadas para a segurança do motociclista. Atualmente, uma série de novidades em segurança estão à disposição dos motociclistas, com destaque para:
- Dispositivos que isolam furos que ocasionamente sejam sofridos nos pneus;
- Alças altamente testadas para firmar o passageiro no veículo;
- Protetor de escapamento;
- Sensor de inclinação, que corta o funcionamento do motor e alimentação de combustível em caso de quedas, evitando incêndios;
- Freios ABS;
- Amortecedor com regulagem de carga;
- Acendimento automático do farol;
- Superfícies arredondadas, evitando grandes ferimentos em caso de acidentes;
- entre outras.
Além disso, atuando também na Câmara Temática de Habilitação e na Câmara Temática de Assuntos Veiculares, a Abraciclo está envolvida nas discussões qe cercam o setor.
“Todos os projetos focados em segurança e educação são de interesse da ABRACICLO e dos seus associados. Além de ações como MotoCheck-Up e o Workshop, oferecemos projetos prontos para implantação de pistas de treinamento de condutores para os municípios que tiverem interesse. Esperamos com essa ações conseguir incitar ações de conscientização em todo o Brasil, facilitando o desenvolvimento delas em várias localidades”, conclui Matsui.