Região Norte registra maior avanço dentre todas as outras regiões do país, com expansão de 519% no mesmo período.
Sede de mais de 98% de todas as fábricas produtoras de motocicletas instaladas no país, a região Norte – mais especificamente a Zona Franca de Manaus – possui grande representatividade para o setor Duas Rodas. E o que dados da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – apontam é que esses veículos tem conquistado relevância para o mercado local: enquanto a frota circulante de motocicletas no país cresceu 332% nos últimos dez anos, a da região Norte registrou expansão de 519% – média superior a de todas as outras regiões do país.
Muito do crescimento registrado na região é puxado pela evolução do mercado de Manaus, que teve avanço de 523% no número de motocicletas circulantes entre 2000 e 2011.
“A elevação expressiva da frota manauara mostra o quanto a região é importante para o crescimento do setor. Apesar do avanço, ainda temos muito espaço para expandir nesse mercado, já que as motocicletas se enquadram perfeitamente nas necessidades da população local”, explica Akiyama.
Duas Rodas no PIM: Novas Fábricas e 2 mil Novos Empregos
O setor de Duas Rodas representa 22% da participação dos subsetores de atividades no faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM), ficando atrás apenas do de Eletroeletrônicos, com 33%.
De 2006 para 2010, houve uma elevação de 43% na mão de obra utilizada pelas fabricantes do setor Duas Rodas na região, passando de 13 mil para 18 mil funcionários. Para 2011, a previsão é de um avanço de 13% nesse total, com a contratação de aproximadamente dois mil novos funcionários.
Essa expansão é reflexo dos investimentos do setor na região, que não param de crescer: de 2006 para 2011, o PIM recebeu sete novas fábricas de motocicletas, e a previsão é de que mais três indústrias se instalem em Manaus ainda em 2012.
“O Polo Industrial de Manaus é referência quando falamos do setor, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A procura pelo Brasil está cada vez mais forte e a nossa produção é reconhecida internacionalmente. Exportamos para mais de 60 países e estamos apenas no começo. O segmento ainda tem muito a crescer”, conclui Akiyama.
Bicicletas: Manaus como principal Polo do Mundo
A produção nacional de bicicletas vem registrando quedas consecutivas nos últimos quatro anos, passando de uma média de 5,3 milhões de unidades, em 2007, para 4,5 milhões em 2011– queda de 8% sobre 2010.
A Abraciclo atuou fortemente junto ao Governo Federal para fortalecer a produção nacional do veículo, e como resultado o imposto sobre importação do produto passou de 20 para 35%, além de outras medidas terem sido adotadas nacionalmente, como a exigência de certificação compulsória dos componentes e um maior rigor na fiscalização dos portos.
“Essas medidas auxiliam no aumento da competitividade nacional e fortalecem a produção de bicicletas no PIM, já que inibem as fabricações irregulares. Nós temos como meta primária transformar Manaus em um dos maiores Polos de produção de bicicletas do mundo, atuando tanto no mercado interno como externo”, conta Akiyama.
A atuação já rendeu resultados. Apesar da baixa na produção nacional, a fabricação de bicicletas no PIM cresceu expressivos 63% no último ano, passando de 617 mil unidades, em 2010, para mais de 1 milhão em 2011.