Abraciclo espera atrair 2,5 mil participantes; evento oferece avaliação gratuita de 21 itens mecânicos da motocicleta, além de palestras sobre pilotagem segura
Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares realiza a 16ª edição do MotoCheck-Up em Brasília – a primeira na Região Centro-Oeste –, entre os dias 19 e 21 de setembro, das 09h às 16h30, no estacionamento frontal do Estádio Mané Garrincha – Asa Norte. A solenidade de abertura, que contará com a presença de autoridades federais e do Governo do Distrito Federal (GDF), além de especialistas em Segurança no Trânsito, está programada para o dia 19 de setembro, no local do evento.
O MotoCheck-Up é o maior programa de avaliação de motocicletas e conscientização de motociclistas do Brasil, reunindo mecânicos e instrutores de diferentes marcas e dedicando três dias de testes e ensinamentos aos participantes. Realizado em circuito aberto e com o suporte de quase 20 tendas de serviços gratuitos, o evento orienta seus participantes sobre as melhores condições de segurança e os conceitos de educação no trânsito. Além disso, avalia gratuitamente as condições mecânicas de 21 itens das motocicletas e mostra, na prática, como deve ser a pilotagem defensiva dos veículos. Para completar, realiza atividades sociais desenvolvidas pelos apoiadores, distribui brindes e entrega vale-troca de um litro de óleo para cada condutor.
“Muitos motociclistas obtêm a habilitação e não recebem uma reciclagem periódica, além de não conhecerem bem a mecânica dos seus veículos. A missão da Abraciclo, através do MotoCheck-Up, é orientar esse público de uma maneira rápida e eficiente”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
Freio Traseiro
Nas edições anteriores do programa, a entidade constatou que entre os itens com maior necessidade de manutenção o freio traseiro ficou em primeiro lugar, com 45,4% de ocorrências. Com base neste resultado, o MotoCheck-Up passou a também orientar os condutores sobre o procedimento correto de frenagem. “Os motociclistas precisam entender que, com a utilização de ambos os freios, é possível diminuir em até 50% a distância necessária para a parada total do veículo no ato da frenagem, evitando possíveis acidentes com obstáculos ou outros veículos à frente”, explica José Eduardo.
“Desde 2008, foram realizadas 15 edições do MotoCheck-Up, totalizando mais de 28 mil participantes. Como resultado, conseguimos uma conscientização maior dos motofretistas e demais motociclistas em relação à importância da manutenção de sua moto, da pilotagem segura e defensiva e do respeito às leis de trânsito. E é isso que queremos trazer para o evento em Brasília”, conclui José Eduardo.
O programa já foi realizado no Estado de São Paulo – capital, Santos e região do ABC – e em Pernambuco (Recife), contando sempre com o apoio de órgãos governamentais e institutos, além da participação conjunta das fabricantes de motocicletas. Em Brasília, a associação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal – GDF – e das empresas Óleo Genuíno Honda, Yamalube, Taurus, ASW, NGK, MN3, Revista Motociclismo e Motoboy Magazine e espera receber cerca de 2,5 mil participantes.
O MotoCheck-Up é uma realização totalmente institucional e gratuita, não contendo teor de promoção comercial ou cunho partidário.
Serviço
16ª edição do MotoCheck-Up
Data: 19 a 21 de setembro
Horário: das 09h às 16h30
Local: Estacionamento frontal do Estádio Mané Garrincha, Setor SRPN – Asa Norte
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 35 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.
MOTOCICLETA | BICICLETA |
Frota Nacional: mais de 19 milhões | Frota Nacional: mais de 65 milhões |
Produção anual: mais de 2 milhões de unidades | Produção anual: mais de 5 milhões de unidades |
5º maior produtor mundial | 3º maior produtor mundial |