Especialistas em pedagogia e educação de trânsito abordarão formas de viabilizar modificações nas atitudes dos condutores de veículos e pedestres
O Brasil precisa investir em educação de trânsito para reduzir a ocorrência de acidentes. Mas, por que este tema ainda não se firmou como disciplina regular nas escolas? E se não está na grade curricular, quais são as outras formas de conscientizar e educar os brasileiros sobre segurança no trânsito? Estas questões serão debatidas e respondidas na próxima sexta-feira (18/05), a partir das 9h, durante o III Workshop Abraciclo – Década Mundial de Segurança no Trânsito, que a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – promoverá na Câmara Americana de Comércio – Amcham, em São Paulo.
Entre os temas que serão discutidos está o painel “Mudança de Comportamento para um Trânsito Mais Seguro”. Durante o debate, que terá duração de 50 minutos, especialistas das áreas de pedagogia e educação de trânsito abordarão formas de viabilizar uma modificação nas atitudes dos condutores de veículos e pedestres.
“Educação no Trânsito é mais do que respeito ao próximo e comportamento cordial. É o conhecimento das regras e particularidades que envolvem todos os personagens presentes nas vias. Essa compreensão permite uma atuação correta e defensiva, essencial para a paz no trânsito, mas que, infelizmente, não está presente na grade de aprendizado dos brasileiros”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
Serviço
III Workshop Abraciclo – Década Mundial de Segurança no Trânsito
Data: 18 de maio
Horário: das 09h00 às 15h30
Local: Amcham – Câmara Americana de Comércio
Endereço: Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio
Inscrições: (11) 3759-1333 ou marina.veltman@sdpress.com.br e bruna.dalmoro@sdpress.com.br
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 35 anos de história e 11 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o setor coloca o Brasil na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias mais de 20 mil empregos diretos.
MOTOCICLETA | BICICLETA |
Frota Nacional: mais de 18 milhões | Frota Nacional: mais de 65 milhões |
Produção anual: mais de 2 milhões de unidades | Produção anual: mais de 5 milhões de unidades |
5º maior produtor mundial | 3º maior produtor mundial |