Maior programa de avaliação de motos e conscientização de motociclistas recebeu mais de 1,5 mil participantes
A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares atraiu mais de 1,5 mil motociclistas na 16ª edição do MotoCheck-Up, realizada de 19 a 21 de setembro, em Brasília – o primeiro na região Centro-Oeste. Durante o evento, promovido em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, a entidade fez um levantamento dos itens com mais necessidade de manutenção e detectou que os freios traseiros (25%) e o nível de óleo (22,7%) estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
“O levantamento revela um perfil da frota circulante de motocicletas em Brasília e cidades satélites. Nesta edição, além dos freios traseiros e dianteiros (42%, somados), detectamos falta de manutenção no que se refere ao nível de óleo e isso nos chamou a atenção. Nos programas anteriores, a média deste item era 9%”, analisa José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
Com relação ao perfil dos participantes do evento de Brasília, o levantamento registrou que 96% eram homens, 32% com idade entre 31 a 40 anos, 28% tinham de 11 a 20 anos de habilitação e 63% utilizavam o veículo para o trabalho. Do total de motocicletas avaliadas, 77% possuíam motor até 150 cm3.
A 16ª edição do MotoCheck-Up contou com o apoio do Governo Federal, Ministério das Cidades, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal (GDF) e Sindmoto – DF; e patrocínio das empresas Pirelli, Taurus, Levorin, Alba, ASW, Daido, Revista Motociclismo, NGK e Porto Seguro. Ao longo das 16 edições, cerca de 30 mil motociclistas já participaram da ação.