Projeção total para o mês aponta baixa de 21% em relação ao mesmo período do ano passado
Intensificou-se a retração no mercado de motocicletas. Segundo dados divulgados pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, foram emplacadas 63.707 motos na primeira quinzena de junho, queda de 6,5% em relação ao mês passado (68.123 unidades) e de 25% em comparação com junho de 2011 (84.735 motocicletas).
De acordo com a entidade, pelo ritmo dos negócios da primeira quinzena a previsão de emplacamentos até o término do mês é de 127.414 unidades, volume 15% abaixo do registrado no mês anterior (149.871) e 21% inferior ao apresentado no mesmo período de 2011 (161.766 unidades).
“Os dados continuam a refletir a maior seletividade e o rigor na liberação do crédito por parte das instituições financeiras. Os consumidores das classes C e D formam o público principal quando se trata de aquisição de motocicletas, e têm maior dificuldade na comprovação de renda. Isso se agrava pelo fato de cerca de 80% das vendas de motocicletas ocorrerem por meio de pagamentos parcelados, com o uso de financiamentos e consórcios”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 35 anos de história e 11 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o setor coloca o Brasil na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias mais de 20 mil empregos diretos.
MOTOCICLETA | BICICLETA |
Frota Nacional: mais de 18 milhões | Frota Nacional: mais de 65 milhões |
Produção anual: mais de 2 milhões de unidades | Produção anual: mais de 5 milhões de unidades |
5º maior produtor mundial | 3º maior produtor mundial |
Caso queira conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.