Persiste o rigor na concessão de crédito aos consumidores e o consórcio viabiliza parte dos negócios

Dados divulgados pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mostram que foram emplacadas 65.742 motocicletas na primeira quinzena deste mês, volume 3,7% superior em relação ao mesmo período de junho passado (63.400 unidades), porém 24,9% inferior ao registrado na quinzena inicial de julho de 2011 (87.571 motocicletas).
De acordo com a entidade, mantendo-se o atual ritmo de vendas, a previsão de emplacamentos totais para o mês de julho é de 144.632 unidades, volume que ficaria 10% abaixo do registrado no mesmo período de 2011 (160.159 unidades).

“Há um esforço das equipes de vendas das concessionárias em operar com mais qualidade no processo de pedidos de financiamento para os clientes, com o objetivo de obter uma elevação no volume de aprovações de crédito junto aos bancos”, comenta José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

Com base em informações apuradas em reuniões com os bancos, a entidade já enviou uma série de recomendações às fabricantes, para serem repassadas às concessionárias, focadas na necessidade de aprimoramento dos pedidos de financiamento, a partir, por exemplo, da eliminação de erros no preenchimento das fichas. Na avaliação da Abraciclo, no entanto, a baixa em comparação com 2011 ainda é reflexo do rigor na concessão de crédito. “As vendas via consórcio correspondem a cerca de 35% do total das comercializações. Sem elas, as quedas seriam ainda mais acentuadas”, conclui o diretor.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 35 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o setor coloca o Brasil na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias mais de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETA BICICLETA
Frota Nacional: mais de 18 milhões Frota Nacional: mais de 65 milhões
Produção anual: mais de 2 milhões de unidades Produção anual: mais de 5 milhões de unidades
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial