Na primeira quinzena de outubro, emplacamentos cresceram 8,4% em relação a setembro e ficaram 10% abaixo ante período similar de 2011
As novas linhas de financiamento anunciadas recentemente pelos bancos públicos podem contribuir para o crescimento de até 3% nos negócios com motocicletas no quarto trimestre deste ano, interrompendo a sequência de retrações registrada nos últimos meses. A avaliação é da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, que projeta a comercialização total de 406 mil motocicletas nos últimos três meses, ante as 394.361 unidades comercializadas no trimestre anterior.
Os dados divulgados pela entidade, tendo por base os emplacamentos registrados pelo Renavam, mostram que na primeira quinzena do presente mês, foram comercializadas 59.192 motocicletas, volume 10% abaixo em relação ao mesmo período do ano passado (65.750 unidades) e 8,4% superior à primeira metade de setembro (54.601 unidades). É importante observar, no entanto, que a primeira quinzena de outubro contou com um dia a mais de comercialização em relação ao período similar de setembro.
“Nossa expectativa é que haja uma pequena recuperação do mercado nos próximos meses, devido, sobretudo, às novas linhas de crédito anunciadas recentemente pelos bancos públicos. Esperamos que outras instituições financeiras participem deste processo, oferecendo planos de financiamento adequados aos atuais rumos da economia brasileira e, portanto, compatíveis com o desejo de compra dos consumidores. Desta forma, as instituições financeiras estarão colaborando de fato para a retomada dos negócios com motocicletas”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Nova Associada
A partir deste mês, a Abraciclo passa a contar com 13 associadas, em função da adesão da Triumph Fabricação de Motocicletas de Manaus Ltda., que prepara o início de sua produção no Polo Industrial de Manaus (PIM).