Com estatísticas e comparativos sobre produção, vendas, frota e perfil do consumidor, obra oferece a mais completa visão do setor
Aproveitando a realização da edição 2013 do Salão Duas Rodas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, lança a terceira edição do Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas.

Com 176 páginas e versão bilíngue (português e inglês), a obratraz em seu conteúdoinformações setoriais, gráficos, planilhas, tabelas elucidativas, além de textos que oferecemuma completa e panorâmica visão da indústria brasileira de motocicletas e bicicletas. As estatísticas e comparativos mostram a evolução da produção e vendas por fabricante, de 2002 a 2012, comercialização por categoria, de 2007 a 2012, distribuição geográfica da frota, perfil do consumidor e habilitações em relação às frotas estaduais, entre outras informações úteis para a consulta dos interessados pelos negócios e atividades em geral do setor de duas rodas.

As matérias desta edição retratam como o Brasil mudou com o crescimento constante do mercado de motocicletas nas duas últimas décadas, as formas mais utilizadas para se adquirir um veículo novo, a importância estratégica da Zona Franca e do Polo Industrial de Manaus (PIM), o que significa para a carreira do amazonense a oportunidade de trabalhar numa fábrica do PIM, por que as mulheres estão mais interessadas em utilizar o veículo de duas rodas e a incrível transformação da bicicleta em produto da moda. Além disso, o leitor pode conferir detalhes dos eventos e ações da Abraciclo pela conscientização sobre segurança no trânsito realizados ao longo do ano pelo Brasil afora.

“A ideia é proporcionar ao público uma observação apurada de nossa indústria, que se consolida como a segunda mais importante do Polo Industrial de Manaus (PIM), ficando atrás apenas do segmento de eletroeletrônicos. Nesta edição, trouxemos textos e reportagens que abordam a maturidade do setor,os esforços constantes da entidade em prol da segurança dos condutores de motocicletas, além de valorizar a bicicleta como meio de transporte”,afirmaMarcos Fermanian, presidente da entidade.

O Anuário Brasileiro da Indústria de Duas Rodas 2013 estará disponível em versão eletrônica no site da Abraciclo (www.abraciclo.com.br), para livre consulta e até mesmo download integral, a partir de 25 de outubro.

Sobre a ABRACICLO e o Setor Duas Rodas

Com 37 anos de história e 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 20 milhões Frota Nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,7milhão de unidades Produção anual: mais de 4 milhões
de unidades
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial