Efeitos macroeconômicos, menor quantidade de dias úteis e Copa do Mundo devem postergar crescimento do setor
Após mais um ano de dificuldades para o segmento de motocicletas e fechamento com saldo negativo, a Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, projeta um ano de 2014 sem crescimento. A entidade acredita que o cenário de incertezas quanto ao rumo da economia e o maior número de feriados, acentuado pela realização da Copa do Mundo de futebol, devem impactar nos resultados do segmento.
“Nossa perspectiva é de um 2014 estável, sem mudanças no cenário em relação a 2013, que prosseguiu com a seletividade de crédito e retração da atividade econômica. Com a Copa, os brasileiros tendem a consumir outros produtos, como televisores, e isso pode postergar a decisão de compra de uma motocicleta”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Os licenciamentos de motos de janeiro a novembro deste ano caíram 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 1.499.397 para 1.374.988 unidades. Em novembro, as vendas chegaram a 122.189 unidades, crescimento de 0,3% no comparativo com novembro de 2012. “Sofremos com a retração da economia”, ressalta Fermanian. Já em relação a outubro, os emplacamentos recuaram 1,1%, quando foram vendidas 123.517 motocicletas.
Produção, exportação e fechamento 2013
De acordo com dados da Abraciclo, de janeiro a novembro, foram produzidas 1.588.230 unidades, o que representou uma queda de 2,2% no comparativo com o mesmo período de 2012, quando a produção registrou 1.623.961 unidades. Em novembro, foram produzidas 155.525 motocicletas ante 171.991 do mês anterior, um recuo de 9,6%.
No acumulado do ano, as vendas no atacado chegaram a 1.478.844 motocicletas, o que correspondeu a uma queda de 2,8% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram comercializadas 1.522.134 unidades. Em novembro, as vendas para concessionárias atingiram 130.468 motocicletas, recuo de 16,3% no comparativo com outubro, que apurou 155.875 unidades.
Na contramão dos resultados negativos do mercado interno, as exportações tiveram crescimento de 2,6% no acumulado de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 95.503 para 98.002 unidades exportadas. Em novembro, as vendas externas somaram 10.685 motocicletas, alta de 6,6% no comparativo com o mesmo mês de 2012 (10.025) e uma queda de 1,6% em relação a outubro, quando foram exportadas 10.864 motocicletas.
Com relação ao fechamento do ano de 2013, a expectativa do setor é repetir os volumes de produção, vendas atacado e exportações alcançados em 2012.
Bicicletas
No segmento de bicicletas, a produção no Polo Industrial de Manaus (PIM), no acumulado de janeiro a outubro, foi de 724.013 unidades, o que representou queda de 7,6% em relação à igual período de 2012. Em relação a setembro, a produção de bicicletas cresceu 12,6%, passando de 75.660 para 85.181 unidades. Em comparação a outubro do ano passado, quando foram produzidas 108.140 unidades, houve queda de 21,2%.
As vendas no atacado apresentaram queda de 13,3% na comparação dos volumes acumulados de janeiro a outubro deste ano em relação aos dez primeiros meses do ano passado, totalizando 677.963 bicicletas ante 781.568. De setembro para outubro, a comercialização cresceu 33,6%, passando de 74.087 para 99.005 unidades. Sobre outubro do ano anterior (126.220), houve retração de 21,6%.
Com relação às importações, de janeiro a outubro deste ano, o volume foi de 204.590 bicicletas, número 17,2% inferior ao período similar de 2012 (247.170).
“É um mercado que tem muito a crescer, pois, é um produto que tem muito apelo na mídia em relação à saúde e à mobilidade urbana. Contudo, devemos sofrer os impactos da Copa do Mundo e a retração da economia a exemplo do que ocorrerá com as motos”, conclui Fermanian.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.
MOTOCICLETAS | BICICLETAS |
Frota Nacional: mais de 20 milhões | Frota Nacional: mais de 70 milhões |
Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades | Produção anual: acima de 4 milhões de unidades |
5º maior produtor mundial | 3º maior produtor mundial |