Volume de emplacamentos é 11,4% inferior ao registrado nos primeiros quinze dias do mês anterior. Salão Duas Rodas pode estimular o setor, diz Abraciclo
Na primeira quinzena de setembro foram emplacadas 57.319 motocicletas, volume 11,4% inferior ao registrado em igual período do mês anterior (64.688). Na comparação com setembro de 2012, houve crescimento de 0,6% (56.980). Os dados são da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam.
Ainda segundo a entidade, com dez dias úteis, a primeira quinzena do mês apresentou uma média diária de 5.732 motocicletas comercializadas, contra 6.331 unidades no mesmo período do ano anterior, que registrou um dia útil a menos.
O setor considera que a realização do Salão Duas Rodas, de 8 a 13 de outubro, em São Paulo (SP), pode estimular os negócios, pois estarão expostos novos modelos de motocicletas, de acordo com informações da Abraciclo. O evento ocupará uma área de 110 mil m² no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, onde 450 expositores esperam receber cerca de 260 mil visitantes.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.
MOTOCICLETAS | BICICLETAS |
Frota Nacional: mais de 20 milhões | Frota Nacional: mais de 70 milhões |
Produção anual: cerca de 1,7milhão de unidades | Produção anual: mais de 4 milhões de unidades |
5º maior produtor mundial | 3º maior produtor mundial |