Produção e vendas no atacado registram quedas de 7,1% e 7,6% no trimestre, respectivamente.
Setor projeta retração de 7,4% na produção anual ante 2013
 

  A indústria de motocicletas segue apresentando dados retraídos de produção, vendas e exportação no penúltimo trimestre do ano. Segundo a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a produção do período contabilizou uma queda de 7,1% frente ao terceiro trimestre de 2013. Foram fabricadas 393.085 motocicletas ante 423.258 unidades no ano passado. No acumulado do ano (janeiro a setembro) a queda registrada foi de 8%, passando de 1.263.203 (2013) para 1.162.698 (2014) unidades.

 

As vendas no atacado também apresentaram queda de 7,6% frente a 2013. De julho a setembro foram comercializadas 350.598 unidades para as redes de concessionárias, ante 379.308 unidades no mesmo período do ano passado. Já no acumulado, o decréscimo foi de 10,7%, com 1.195.770 motocicletas comercializadas em 2013 ante 1.067.382, em 2014.

 

Pelo levantamento divulgado pela ABRACICLO, as exportações também registraram recuo. O terceiro trimestre de 2014 somou 26.124 motocicletas comercializadas ao mercado externo, volume 17,5% inferior em relação às 31.676 unidades do mesmo período de 2013. No acumulado de janeiro a setembro do presente ano foram exportadas 71.543 motocicletas, correspondendo a uma queda de 6,4% frente a igual período de 2013, que havia totalizado 76.453 unidades.

 

Setembro em Queda

 

Seguindo a tendência verificada nos meses anteriores, setembro apresentou queda em todos os indicadores do segmento de motocicletas.

 

Foram produzidas 127.813 motocicletas em setembro, ante 129.768 unidades fabricadas em agosto, o que representa uma redução de 1,5%. Em comparação com setembro de 2013 (150.731 unidades), a queda chegou a 15,2%.

 

As vendas no atacado, que em agosto haviam somado 120.936 unidades, recuaram 3,6%, ficando em 116.639 unidades em setembro. O volume é 18,8% menor que o registrado em setembro de 2013 (143.570 unidades).

 

Para a exportação o cenário não foi diferente. O recuo apresentado foi de 4,8% na comparação mensal, passando de 9.530 unidades, em agosto, para 9.075 unidades, em setembro. Em comparação com setembro de 2013 (8.169 unidades), no entanto, houve evolução de 11,1%.

 

Média Diária e Projeções

 

No varejo, a média diária de vendas de motocicletas cresceu 2,8% entre agosto (21 dias úteis) e setembro (22 dias úteis), passando de 5.300 para 5.445 unidades. Porém, quando comparada à média diária de setembro de 2013 (5.607 unidades/dia em mês com 21 dias úteis), verifica-se um declínio de 2,9%.

 

No acumulado do ano (janeiro a setembro), as vendas no varejo desaceleraram 5,3%, considerando-se as 1.129.282 unidades comercializadas em 2013, ante 1.069.714 unidades em 2014. Já na comparação de setembro (119.793 unidades) com agosto (111.291 unidades), houve uma alta de 7,6%. Em relação ao volume de setembro de 2013 (117.754 unidades), as vendas do mês passado cresceram 1,7%.

 

“Ficamos abaixo da média diária de vendas de 6.000 unidades, que era prevista para o período pós Copa do Mundo. Diante disso, revisamos as projeções de fechamento de 2014, passando a considerar uma produção total de 1.550.000 unidades, vendas no atacado de 1.460.000 unidades, varejo com 1.440.000 unidades e exportações de 90.000 unidades. Estas novas projeções indicam que, em comparação com 2013, em 2014 teremos retrações de 7,4% na produção, 8,3% no atacado, 5% no varejo e 15% nas exportações”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

>> Clique aqui e acesse a apresentação da Coletiva de IMprensa realizada em 07 de Outubro de 2014 <<

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

 

Com 38 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

 

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

 

 

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota nacional: mais de 20 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,5 milhão de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

6º maior produtor mundial

3º maior produtor mundial

 

 

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

 

 

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Outubro, 2014