Entidade representativa das montadoras apresenta ações que contribuem para a melhoria da conduta dos motociclistas e motoristas em Congresso de Ortopedia e Traumatologia em Belém

 

A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares participa do XVI Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará (SBOT-PA), entre 17 e 19 de outubro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), com dados estatísticos, comparativos, comentários, relato de ações e propostas para tornar a circulação dos motociclistas mais segura.

 

Nas atividades do evento programadas a partir das 14h do dia 17, o diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves, vai proferir a palestra intitulada “Propostas e ações do Setor de Duas Rodas para redução de acidentes com motociclistas”, que trará as medidas realizadas pela entidade e suas associadas em busca da circulação mais segura dos motociclistas. Também divulgará as sugestões do Setor de Duas Rodas para se alcançar a paz no trânsito nas principais cidades do Brasil e, particularmente, das Regiões Norte e Nordeste.

 

O executivo abordará, em detalhe, os resultados e desdobramentos do projeto “Causas Reais de Acidentes com Motociclistas”, um estudo científico e pioneiro na América Latina, realizado pela Abraciclo em parceria com o Hospital das Clínicas – HC, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP; as estatísticas e resultados do programa MotoCheck-Up, que em 18 edições realizou a  conscientização e orientação de mais de 32 mil condutores de motocicletas em Manaus/AM, Recife/PE, Brasília/DF, São Paulo/SP, Santos/SP e região do ABC Paulista; o panorama das palestras sobre pilotagem segura para cerca de 2 mil estudantes do ensino  público de nível técnico; os benefícios resultantes dos treinamentos oferecidos pelas montadoras para frotistas de órgãos públicos, como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Correios; bem como propostas encaminhadas às esferas governamentais e ao Congresso Nacional para melhorias no processo de Habilitação de condutores de veículos de duas rodas.

 

“É preciso observar que a frota de motocicletas é maior que o número de motociclistas habilitados em praticamente todos os Estados das Regiões Norte e Nordeste do País, conforme demonstram os estudos da Abraciclo, baseados em dados do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran. Além disso, nas duas regiões, é flagrante a pilotagem das motocicletas por condutores sem o uso dos equipamentos básicos de segurança e com comportamento irregular diante das normas e regras de trânsito”, comenta José Eduardo Gonçalves.

 

De acordo com o diretor da Abraciclo, a ocorrência de acidentes envolvendo motociclistas, no entanto, não é algo específico destas duas regiões do País, já que representa uma questão nacional, que exige providências de todos os setores para que seja solucionada. “É muito importante que busquemos ações consistentes e integradas para obter a redução destes acidentes, preservando a segurança dos motociclistas. É neste sentido que a Abraciclo já propôs a melhoria imediata e o maior rigor no processo de Habilitação da categoria “A” (motociclistas), somados à intensificação da fiscalização de trânsito. Estas ações de curto prazo, no entendimento da entidade, devem ser complementadas com um amplo e consistente trabalho de Educação no Trânsito, desenvolvido continuamente e a longo prazo, já que é fundamental para a criação de uma cultura nacional de redução dos acidentes no trânsito, baseada no conhecimento e prática dos procedimentos de prevenção”, complementa o diretor da entidade.

 

José Eduardo Gonçalves conclui que as mais variadas áreas da sociedade brasileira podem e devem promover ações integradas para a conscientização e educação no trânsito, envolvendo os atuais e os futuros condutores de veículos. “O poder público, escolas, empresas e todos aqueles que buscam e estão diretamente envolvidos com a condução de veículos com responsabilidade e segurança podem ajudar na disseminação do conhecimento e prática de condutas mais corretas e positivas, que definitivamente estabeleçam a paz no trânsito nas cidades do nosso País, como apregoa a Organização das Nações Unidas – ONU, que estabeleceu para o período de 2011 a 2020 a Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito”, diz o executivo.

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

 

Com 38 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

 

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

 

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota nacional: mais de 20 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,5 milhão de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

6º maior produtor mundial

3º maior produtor mundial

 

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

 

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Outubro, 2014