Ações comerciais de fabricantes e concessionários estimularam temporariamente os negócios

A produção de motocicletas em janeiro cresceu 14,2% no comparativo com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Foram produzidas 145.302 motocicletas, ante 127.220 unidades do mesmo mês de 2013. Em relação a dezembro (81.404 motocicletas), que teve menos dias úteis por contas férias coletivas, o crescimento da produção foi de 78,5%.

As vendas no atacado chegaram a 103.683 unidades em janeiro, correspondendo a uma queda de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2013. Na comparação com dezembro passado (109.370 unidades), houve queda de 5,2%.

Refletindo principalmente os esforços dos fabricantes e concessionárias para acelerar as vendas no início do ano, os licenciamentos de janeiro registraram alta de 5,7%, com 133.632 motocicletas emplacadas, ante 126.423 unidades do mesmo mês de 2013.

“Nossa avaliação é que as ações comerciais promovidas pelos fabricantes e pela rede de concessionárias estimularam os negócios, porém esse esforço tem como objetivo compensar um possível recuo nas vendas nos meses próximos à Copa do Mundo. Com isso, esperamos atingir os números de estabilidade projetados para o ano de 2014”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Exportação
As exportações também merecem destaque. No mês, as vendas externas avançaram 46,1% em relação a janeiro de 2013, chegando a 8.307 unidades. No comparativo com dezembro do ano passado, o crescimento foi de 6,3%, quando as vendas externas atingiram 7.817 motocicletas. A elevação, no entanto, está dentro das previsões da entidade

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 20 milhões Frota Nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,7 milhão de unidades Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades
5º maior produtor mundial 3º maior produtor mundial