Diante da piora do cenário, novos ajustes nas projeções para 2015 não estão descartados, admite Abraciclo

A produção acumulada de motocicletas de janeiro a maio deste ano totalizou 582.528 unidades, volume 16,2% inferior ao registrado em igual período de 2014, que havia chegado a 695.155 unidades. O resultado dos primeiros cinco meses deste ano, no entanto, é o pior do setor desde 2005, quando foram produzidas apenas 495.098 motocicletas em igual período, conforme levantamento divulgado pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Somente em maio, foram produzidas 119.280 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 15,7% em relação a abril (103.061 unidades), porém também indica uma queda de 12,3% em comparação com o mesmo mês de 2014 (136.080 unidades).

No atacado – vendas das fabricantes para as concessionárias – foram comercializadas 110.026 motocicletas, volume 5,6% superior ao de abril (104.195 unidades) e, simultaneamente, 11,9% inferior ao do mesmo mês de 2014, que havia totalizado 124.820. No acumulado de janeiro a maio, estas vendas alcançaram 558.038 motocicletas, ante 636.514 unidades de igual período de 2014, correspondendo a uma queda de 12,3%. Com isso, o total de vendas nos primeiros cinco meses deste ano ficou muito próximo ao nível registrado em 2006 (524.911 unidades).

Com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam (Denatran), foram emplacadas 105.471 motocicletas em maio, significando quedas de 2,5% ante o volume de abril (108.167 unidades) e de 16,8% em relação a maio de 2014 (126.701 unidades).

No acumulado do varejo deste ano, foram comercializadas 540.598 motocicletas, ante 613.751 unidades em igual período de 2014, o que corresponde a uma retração de 11,9% nos negócios. Com um dia útil a menos, a média diária de vendas em maio ficou em 5.274 motocicletas, o menor patamar do mês desde 2006, que havia registrado 5.045 unidades comercializadas. Em relação à média diária de maio de 2014 (6.033 unidades), a retração foi de 12,6%.

As exportações somaram 3.653 motocicletas em maio, com recuo de 47,8% em relação ao mesmo mês de 2014 (7.002 unidades). Em comparação com abril (2.761 unidades), as exportações evoluíram 32,3%. De janeiro a maio foram exportadas 12.765 motocicletas, volume 68,5% abaixo do registrado no mesmo período de 2014, que havia totalizado 40.579 unidades.

“A instabilidade macroeconômica, atrelada à falta de confiança do consumidor, reforça o momento de cautela. O setor já havia feito uma redução nas projeções de produção e vendas para 2015, porém, diante da piora do cenário, novos ajustes não estão descartados”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 39 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota nacional: mais de 20 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1,4 milhão
de unidades

Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades

6º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

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Junho, 2015