Brasil, anos 70. Diante da alta do preço dos combustíveis, mesmo com olhar de cautela e desconfiança, o ciclomotor e a bicicleta apontavam como opções de meios de locomoção econômicos e ágeis. Fundada com o propósito de representar e fomentar o crescimento saudável do mercado nacional de Duas Rodas, a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, iniciou suas atividades institucionais em 2 de abril de 1976.
Com a missão de apoiar e defender as atividades e interesses relacionados ao segmento nas áreas política econômica, social e técnica, atuando fortemente na melhoria da imagem destes veículos, a Abraciclo percorreu uma desafiadora luta nas últimas quatro décadas.
Homenagens
Para comemorar a data histórica, a Abraciclo promoverá uma série de homenagens aos principais personagens que protagonizaram importantes e indispensáveis papéis ao longo desses 40 anos. As homenagens estão programadas para a parte final das Entrevistas Coletivas à Imprensa da entidade, que ocorrem trimestralmente.
Foram condecorados com placas comemorativas na abertura desta série, na coletiva de abril, em São Paulo, Nilo Delgado, executivo que lavrou a ata de constituição em abril de 1976, Jorge Ubirajara Cardoso Proença, primeiro diretor executivo da associação, atuando de 1980 a 2007, e Masuo Murakami, um dos mais influentes presidentes da entidade, entre 1986 e 1999.
Para as coletivas semestrais serão homenageados, em São Paulo, Toshio Shimazu, um dos responsáveis pela instalação da Yamaha no Brasil, Moacyr Alberto Paes, um grande entusiasta do setor, com trinta anos dedicados ao segmento de duas rodas, dos quais nove deles à frente da entidade, e Yuji Horie, presidente da Abraciclo de 2003 a 2004.
Em Manaus, serão homenageados Paulo Takeuchi, que está no segmento há 38 anos e foi presidente da Abraciclo de 2004 a 2010, e toda a equipe da Suframa, que há 40 anos apoia e contribui para o crescimento do Polo de Duas Rodas, na Zona Franca de Manaus.
Ações de Destaque
Atualmente, o Brasil figura entre os seis maiores produtores mundiais, com uma frota circulante licenciada de mais de 24 milhões de motocicletas. No segmento de bicicleta, o país encontra-se entre os quatro maiores produtores, com uma frota acima 70 milhões de unidades. A expansão do uso dos veículos de duas rodas se dá por todo o território nacional como uma das mais racionais opções de transporte individual.
Trata-se de um setor em que predomina a inovação contínua dos produtos, seguindo as tendências mundiais no que se refere aos avanços em mobilidade, design, performance energética e segurança. Como representante oficial das empresas do setor, a Abraciclo busca sempre o atendimento das necessidades e interesses de seus associados, como a utilização adequada e eficaz dos veículos de duas rodas.
Dentre as prioridades colocam-se em destaque os trabalhos voltados às definições da política industrial do setor, determinações e exigências em torno do PPB – Processo Produtivo Básico e fortalecimento de toda a cadeia produtiva, solidamente instalada no Polo Industrial de Manaus – PIM.
Na esfera ambiental, ênfase para as atividades e inovações tecnológicas exigidas pelo Promot – Programa de Controle da Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares, que já se encontra em sua quarta fase, bem como a introdução da primeira motocicleta bicombustível em 2009, que representa, hoje, quase 63% da produção e vendas.
No tema segurança, a entidade defende a implementação da Educação no Trânsito como disciplina curricular, melhoria do processo de habilitação dos condutores e implantação de infraestrutura adequada para circulação dos veículos de duas rodas, além de realizar constantemente ações de conscientização e orientação, como palestras gratuitas em escolas públicas de ensino médio sobre pilotagem segura e respeito às normas e regras de trânsito, e o MotoCheck-Up, considerado o maior programa setorial da América Latina para a orientação de motociclistas. Em suas 19 edições, em diferentes cidades brasileiras, o MotoCheck-Up já atendeu a mais de 35 mil motociclistas.
Também fazem parte do escopo de atividades da entidade suas contribuições técnicas e analíticas para os trabalhos das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Atualmente, a Abraciclo tem representantes fixos nas câmaras de Assuntos Veiculares, Habilitação e de Educação e Cidadania.
Contando com 13 associados, entre fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas e bicicletas, a entidade traça planos ambiciosos. Além de direcionar seus esforços em busca de alternativas para o desenvolvimento do dos mercados interno e externo, o que inclui reuniões com instituições financeiras, a Abraciclo circula nas esferas política e governamental, com o propósito de defender os interesses do setor. Estas atividades têm o acompanhamento diário da filial da entidade instalada há dois anos em Brasília. A associação se prepara, ainda, para instalar seu segundo escritório fora de São Paulo, agora em Manaus/AM.
“O setor Duas Rodas mudou muito desde seus primeiros passos em 1976. A Abraciclo passa a ter papel fundamental na perene consolidação de uma indústria que ainda tem muito a crescer. Apesar da crise político-econômica, que nos remete aos patamares de produção e vendas de dez anos atrás, a entidade comemora as conquistas alcançadas e os desafios vencidos durante o período. Estamos certos de que muitos obstáculos surgirão. No entanto, estamos confiantes de que hoje o segmento já consolidado em sua plena maturidade está fortificado e pronto para enfrenta-los”, comenta Marcos Fermanian, presidente da entidade.
Para conhecer mais sobre os trabalhos e resultados das ações da entidade, acesse o site www.abraciclo.com.br.
Associados
Segmento de Motocicletas:
BMW, Dafra, Harley-Davidson, Honda, Indian, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha.
Segmento de Bicicletas:
Caloi, Houston, Ox Bike e Sense Bike.
Diretoria
Presidente: Marcos Zaven Fermanian (Honda)
1º Diretor Vice-Presidente: Hilário Kobayashi (Yamaha)
Diretores Vice-Presidentes: Creso Franco (Dafra), Eduardo Musa (Caloi) e Roberto Moreno (Honda)
Conselho Consultivo: Jaime T. Matsui, Paulo S. Takeuchi e Toshio Shimazu
Conselho Fiscal: Anderson de Almeida Chaves (Yamaha) e Henrique Ávila Lemes (Honda)
Diretor Executivo: José Eduardo Gonçalves
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Julho, 2016 |