Brasil, anos 70. Diante da alta do preço dos combustíveis, mesmo com olhar de cautela e desconfiança, o ciclomotor e a bicicleta apontavam como opções de meios de locomoção econômicos e ágeis. Fundada com o propósito de representar e fomentar o crescimento saudável do mercado nacional de Duas Rodas, a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, iniciou suas atividades institucionais em 2 de abril de 1976.

Com a missão de apoiar e defender as atividades e interesses relacionados ao segmento nas áreas política econômica, social e técnica, atuando fortemente na melhoria da imagem destes veículos, a Abraciclo percorreu uma desafiadora luta nas últimas quatro décadas.

Homenagens

Para comemorar a data histórica, a Abraciclo promoverá uma série de homenagens aos principais personagens que protagonizaram importantes e indispensáveis papéis ao longo desses 40 anos. As homenagens estão programadas para a parte final das Entrevistas Coletivas à Imprensa da entidade, que ocorrem trimestralmente.

Na abertura desta série, em 7 de abril, em evento no Hotel Renaissance, em São Paulo/SP, foram homenageados com placas comemorativas Nilo Delgado, executivo que lavrou a ata de constituição em abril de 1976, Jorge Ubirajara Cardoso Proença, primeiro diretor executivo da associação, atuando de 1980 a 2007, e Masuo Murakami, um dos mais influentes presidentes da entidade, entre 1986 e 1999.

Ações de Destaque

Atualmente, o Brasil figura entre os seis maiores produtores mundiais, com uma frota circulante licenciada de mais de 24 milhões de motocicletas. No segmento de bicicleta, o país encontra-se entre os quatro maiores produtores, com uma frota acima 70 milhões de unidades. A expansão do uso dos veículos de duas rodas se dá por todo o território nacional como uma das mais racionais opções de transporte individual.

Trata-se de um setor em que predomina a inovação contínua dos produtos, seguindo as tendências mundiais no que se refere aos avanços em mobilidade, design, performance energética e segurança. Como representante oficial das empresas do setor, a Abraciclo busca sempre o atendimento das necessidades e interesses de seus associados, como a utilização adequada e eficaz dos veículos de duas rodas.

Dentre as prioridades colocam-se em destaque os trabalhos voltados às definições da política industrial do setor, determinações e exigências em torno do PPB – Processo Produtivo Básico e fortalecimento de toda a cadeia produtiva, solidamente instalada no Polo Industrial de Manaus – PIM.

Na esfera ambiental, ênfase para as atividades e inovações tecnológicas exigidas pelo Promot – Programa de Controle da Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares, que já se encontra em sua quarta fase, bem como a introdução da primeira motocicleta bicombustível em 2009, que representa, hoje, quase 63% da produção e vendas.

No tema segurança, a entidade defende a implementação da Educação no Trânsito como disciplina curricular, melhoria do processo de habilitação dos condutores e implantação de infraestrutura adequada para circulação dos veículos de duas rodas, além de realizar constantemente ações de conscientização e orientação, como palestras gratuitas em escolas públicas de ensino médio sobre pilotagem segura e respeito às normas e regras de trânsito, e o MotoCheck-Up, considerado o maior programa setorial da América Latina para a orientação de motociclistas. Em suas 19 edições, em diferentes cidades brasileiras, o MotoCheck-Up já atendeu a mais de 35 mil motociclistas.

Também fazem parte do escopo de atividades da entidade suas contribuições técnicas e analíticas para os trabalhos das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Atualmente, a Abraciclo tem representantes fixos nas câmaras de Assuntos Veiculares, Habilitação e de Educação e Cidadania.

Contando com 13 associados, entre fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas e bicicletas, a entidade traça planos ambiciosos. Além de direcionar seus esforços em busca de alternativas para o desenvolvimento do dos mercados interno e externo, o que inclui reuniões com instituições financeiras, a Abraciclo circula nas esferas política e governamental, com o propósito de defender os interesses do setor. Estas atividades têm o acompanhamento diário da filial da entidade instalada há dois anos em Brasília. A associação se prepara, ainda, para instalar seu segundo escritório fora de São Paulo, agora em Manaus/AM, previsto para este ano.

“O setor Duas Rodas mudou muito desde seus primeiros passos em 1976. A Abraciclo passa a ter papel fundamental na perene consolidação de uma indústria que ainda tem muito a crescer. Apesar da crise político-econômica, que nos remete aos patamares de produção e vendas de dez anos atrás, a entidade comemora as conquistas alcançadas e os desafios vencidos durante o período. Estamos certos de que muitos obstáculos surgirão. No entanto, estamos confiantes de que hoje o segmento já consolidado em sua plena maturidade está fortificado e pronto para enfrenta-los”, comenta Marcos Fermanian, presidente da entidade.

Para conhecer mais sobre os trabalhos e resultados das ações da entidade, acesse o site www.abraciclo.com.br.

Associados

Segmento de Motocicletas:

BMW, Dafra, Harley-Davidson, Honda, Indian, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha.

Segmento de Bicicletas:

Caloi, Houston, Ox Bike e Sense Bike.

Diretoria

Presidente: Marcos Zaven Fermanian (Honda)

1º Diretor Vice-Presidente: Hilário Kobayashi (Yamaha)

Vice-Presidente Regional (Manaus/AM)Celso Ganeko (Harley-Davidson)

Diretores Vice-Presidentes: Creso Franco (Dafra), Eduardo Musa (Caloi) e Roberto Moreno (Honda)

Conselho Consultivo: Jaime T. Matsui, Paulo S. Takeuchi e Toshio Shimazu

Conselho Fiscal: Anderson de Almeida Chaves (Yamaha) e Henrique Ávila Lemes (Honda)

Diretor Executivo: José Eduardo Gonçalves

SD&PRESS Consultoria

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

Bruna Dal Moro bruna.dalmoro@sdpress.com.br
Mariana Larsson mariana.larsson@sdpress.com.br
Sergio Duarte sergio.duarte@sdpress.com.br

Abril, 2016