No próximo ano, as fabricantes esperam elevar a produção de motocicletas em 2,2% e a de bicicletas em mais de 18%

Depois de um ano difícil, com o crescimento econômico do país emperrado, o Setor de Duas Rodas vai fechar 2016 com saldo negativo frente a 2015. Para 2017, no entanto, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – projeta estabilidade dos negócios do segmento de motocicletas, com crescimentos de 2,2% na produção e 66,1% nas exportações, enquanto as vendas no atacado e varejo devem registrar quedas de 4,1% e 1,1%, respectivamente.

Na comparação mensal, a produção de motocicletas do penúltimo mês de 2016 registrou retração de 1,7% frente a outubro. Saíram das fábricas 70.320 motocicletas contra 71.520 no mês passado. No acumulado dos 11 meses deste ano, foram fabricadas 854.839 unidades, o que corresponde a uma queda de 29,5% em relação a igual período de 2015, com 1.212.075.

As vendas no atacado – das fabricantes para a rede de concessionárias – se mantiveram estáveis em relação ao décimo mês do ano, passando de 59.136 para 58.974 unidades. De janeiro a novembro, foram comercializadas 801.563 motocicletas, o que corresponde a um recuo de 28,5% ante 2015 (1.120.680).

Depois de uma sequência de altas até junho passado, as exportações também ficaram aquém do esperado. De acordo com dados da Abraciclo, o número de motocicletas comercializadas para outros países registrou entre outubro (4.911) e novembro (3.957) retração de 19,4%. Já no acumulado, a queda foi de 16,7%, quando comparado ao volume de 2015. Foram 63.179 motos exportadas no ano passado contra 52.620, em 2016.

“Assim como ocorreu com a maioria dos setores econômicos, as incertezas do mercado e da política impactaram negativamente no desempenho dos negócios. O poder de compra do consumidor continua sendo corroído pela inflação, assim como sua confiança parece permanecer abalada diante da falta de expectativas positivas”, disse Marcos Fermanian, presidente da ABRACICLO.

“A produção de motocicletas em 2016 voltou aos patamares de 2002, demandando ajustes na estrutura de toda a cadeia produtiva, fornecedores, fabricantes e concessionárias. De qualquer forma, em 2017, o setor tem a expectativa de atingir resultados semelhantes ao deste ano. Além disso, teremos a realização do Salão Duas Rodas, o maior evento do setor, que deverá contribuir para o estímulo do mercado”, complementou o presidente da entidade.

A seguir, veja as projeções do segmento de motocicletas para 2017 e para o fechamento de 2016, neste caso considerando-se o volume realizado de janeiro a novembro e a estimativa para dezembro.

PROJEÇÃO 2017

2016

2017

Qtde

Var %

Produção

890.000

910.000

+ 20.000

+ 2,2%

Atacado

860.000

825.000

– 35.000

– 4,1%

Varejo

900.000

890.000

– 10.000

– 1,1%

Exportação

56.000

93.000

+ 37.000

+ 66,1%

Fonte: Abraciclo (com dados do Renavam e de suas Associadas)

Emplacamentos e Média diária

Em novembro, os emplacamentos* de motocicletas – com base nos levantamentos do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) – atingiram 69.122 unidades, contra 62.554 em outubro, o que corresponde a um crescimento de 10,5%. Com mesmo numero de dias úteis, as médias diárias de vendas foram de 3.456 motocicletas em novembro, frente a 3.128 do mês anterior, registrando alta de 10,5%. No acumulado, o volume foi de 818.956 unidades em 2016, ante 1.116.735 em 2015, correspondendo a uma queda de 26,7%.

(*) No varejo, foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo licenciamento junto aos
Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº 13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran n
º 555/15, de 17/09/2015.

Bicicletas

Seguindo a mesma tendência de impacto da situação econômica, a produção de bicicletas das associadas da Abraciclo, todas com fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM, recuou 4,5% em novembro (68.850) em comparação com o volume de outubro (72.085). Entretanto, se comparado com novembro de 2015 (55.515 unidades produzidas), houve crescimento de 24%.

No acumulado de janeiro a novembro, saíram das fábricas das associadas 591.783 bicicletas, o que representa uma retração de 9,7% em relação aos 11 primeiros meses de 2015, com 655.545 bikes.

“Para o fechamento de 2016 projetamos 674.597 bicicletas fabricadas. Em relação a 2017, a expectativa é positiva, com um crescimento de 18,1% na produção, totalizando 797.000 unidades”, afirmou Fermanian.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes geram aproximadamente 14 mil empregos diretos no PIM.

MOTOCICLETAS

BICICLETAS

Frota nacional: mais de 25 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 1 milhão de unidades

Produção anual: 3,5 milhões
de unidades

6º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO, acesse o site www.abraciclo.com.br.

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Dezembro, 2016