Os motociclistas da capital e principais regiões do interior de Pernambuco recebem a partir de segunda-feira (26) até novembro um programa inédito de conscientização e orientação sobre pilotagem segura e respeito às normas e regras de trânsito, realizada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, com o apoio institucional do Governo do Estado. Por meio de ações multimídias, muita criatividade e interatividade com seu público-alvo, a iniciativa pretende atingir 1,2 milhão de pessoas com mensagens positivas, visando à redução de acidentes.

Este programa da iniciativa privada chega em momento muito oportuno, já que está totalmente alinhado com os esforços bem-sucedidos do governo do Estado na redução dos acidentes de trânsito, como mostram os resultados positivos obtidos com a intensificação das blitzes da Lei Seca e as ações do Departamento Estadual de Trânsito – Detran. A Abraciclo quer contar com o envolvimento de todos para alcançar uma cidadania consciente e responsável, onde o respeito à vida esteja presente no dia a dia, e este deve ser o compromisso de cada cidadão, poder público e empresários.

TRÊS PILARES –  Intitulado “Se liga, fera”, o programa é composto de três pilares. O primeiro pilar envolve ampla campanha em rádio, jornal, outdoor, mídia-táxi, blitzes educativas, ações de rua e redes sociais (#SeLigaFera), com alertas e dicas sobre o comportamento correto no trânsito e tendo como público-alvo os motociclistas e condutores de ciclomotores das classes socioeconômicas C, D e E.

A campanha foi criada e será executada pela agência pernambucana Dot.Promo, contratada pela Abraciclo para dar o tom totalmente estadual, além de popular, ao programa. A gíria Se Liga muito popular entre o público foi a escolhida para o slogan, que fala diretamente para o condutor e comunica a importância de estar atento no trânsito. Ela ficou casada com uma outra, Fera, que significa, no caso, ter uma direção responsável e consciente.

Além disso, as peças receberam mensagens de uso do dia a dia do público alvo. Frases como “Cuidado para não se abestalhar no trânsito”; Vamos falar sem arrodeio? Motociclista que é massa respeita a vida”; “Não se aperreie! Pode pilotar com segurança”; “Tá com a gota. Pra quê essa pressa toda?”; “Motociclista que é arretado usa capacete”; “Não seja metido a cavalo do cão. Respeite o trânsito” e “Motociclista, bota o capacete e pilota com segurança” serão vistas pelo público.

O segundo pilar está baseado na avaliação de mais de 20 itens de segurança das motocicletas, orientações sobre pilotagem segura e frenagem eficiente e informações sobre a necessidade de respeito às normas e regras de trânsito, numa iniciativa com a participação direta das redes de concessionárias de motocicletas das marcas associadas à entidade. Esta ação tem como base o programa MotoCheck-Up, que a Abraciclo realiza nacionalmente desde 2008 e já atendeu a mais de 35 mil motociclistas em várias cidades do País, inclusive Recife, em 2011.

O terceiro pilar está focado em palestras de especialistas, especialmente criadas para conscientizar adolescentes e jovens de 15 a 18 anos, que serão ministradas em escolas de ensino médio no Recife e seis cidades do interior, para mostrar de forma descontraída e interativa como se deve conduzir os veículos de duas rodas – bicicletas e motocicletas – com segurança.

As cidades priorizadas pelo programa são Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina, que estão nas regiões onde foram registrados os maiores índices de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos anos. O programa se completa com o percurso de um caminhão-carreta no roteiro destas cidades para ministrar treinamento itinerante sobre técnicas de pilotagem aos motociclistas de todo o Estado.

“O programa representa mais um importante investimento dos fabricantes de motocicletas e ciclomotores associados à Abraciclo para a conscientização e orientação dos condutores de veículos de duas rodas sobre a necessidade imediata de mudança de comportamento. Temos certeza de que a redução dos acidentes pode ser alcançada a partir da educação e esta é a nossa contribuição para que seja iniciado um novo ciclo, onde a conscientização e a capacitação dos condutores resulte numa mobilidade mais segura e eficiente para todos”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas –  Com 40 anos de história e 13 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo representa no País os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e a pilotagem segura.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 14 mil empregos diretos.

 

MOTOCICLETAS BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 24 milhões Frota Nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1 milhão de unidades Produção anual: cerca de 3,5 milhões
de unidades
6º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial