Uma série de ações será realizada durante o mês, como MotoCheck-Up a partir do dia 15 e blitzes nas principais vias da capital paulista

Aderindo ao “Maio Amarelo”, a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Prefeitura Municipal de São Paulo e a CET, Companhia de Engenhara de Tráfego, firmam parceira em prol da segurança do motociclista, no mês dedicado à conscientização e à direção segura.

 

Maio será marcado por uma série de ações, como a realização do MotoCheck-Up, de 15 a 19, o maior programa setorial de avaliação gratuita de motos e conscientização de trânsito da América Latina, e por blitzes educativas, nas principais vias que dão acesso às Marginais Pinheiros e Tietê. Essas atividades são ações da Abraciclo, que buscam a conscientização da condução responsável, sempre visando a segurança dos motociclistas.

“Em nossa avaliação, uma das contribuições dos fabricantes de veículos de duas rodas é incentivar que seus produtos sejam utilizados de forma correta, eficiente, com segurança e em respeito às regras e normas de trânsito. Isso só é possível, no entanto, se os condutores forem conscientizados e orientados sobre a importância de se praticar a Pilotagem Segura. As ações de conscientização devem ser contínuas. O mês de maio marca uma campanha muito importante”, afirma Marcos Fermanian, presidente da ABRACICLO.

O executivo comenta também sobre a limitação da circulação das motocicletas na pista central da Marginal Tietê, entre às 22h e 5h, anunciada pela Prefeitura de São Paulo. “A intenção desta limitação durante a madrugada, horário em que é grande o tráfego de caminhões na Marginal Tietê, visa preservar a segurança dos motociclistas, uma vez que houve aumento no número de ocorrências envolvendo estes dois veículos nesta via. Adicionalmente a esta decisão da Prefeitura de São Paulo, realizaremos o MotoCheck-Up e as blitzes educativas para somar às ações já promovidas durante o Maio Amarelo”, conclui Fermanian.

20º MotoCheck-Up

http://abraciclo.com.br/images/motocheckup/edicao16/check-up.jpg” >Como parte das ações, entre os dias 15 e 19 de maio, a Abraciclo promove a 20ª edição do MotoCheck-Up, maior programa setorial de avaliação de motos e conscientização no trânsito da América Latina. O evento, que pretende atingir cinco mil motociclistas, será realizado na Marginal Tietê, nos baixos da Ponte Governador Orestes Quércia, a “Estaiadinha”, no lado oposto ao Parque Anhembi, das 10h às 16h.

A ação contempla a avaliação gratuita das condições mecânicas de 21 itens da moto e demonstra, na prática, como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, acontece também a distribuição de brindes aos motociclistas participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo do veículo.

Segundo levantamento realizado ao longo das 19 edições do MotoCheck-Up, promovido pela entidade, o freio traseiro, com 33,4%, é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo e/ou substituição nas motocicletas, seguido da relação (transmissão), com 27,4%, e freio dianteiro, com 27,3%.

Vale ressaltar que a ação não tem caráter de fiscalização, sendo destinada à conscientização dos motociclistas sobre a importância da condução segura.

Blitz Educativas

Em paralelo ao MotoCheck-Up, a entidade irá realizar 15 blitzes espalhadas pela cidade, nas principais vias que dão acesso ou estão relacionadas ao tráfego das Marginais Tietê e Pinheiros, como as avenidas Bandeirantes, Rebouças, Faria Lima, Tiradentes, Salim Farah Maluf, Aricanduva e Estrada do M’Boi Mirim, entre outras.

Serão três blitzes diárias em cinco dias, com a distribuição de 900 mil panfletos educativos. Os folhetos possuem cinco temas: sinalização durante mudança de faixa, o uso correto do equipamento de segurança, excesso de velocidade, uso do celular e o comportamento do condutor.

Juntamente com a CET, a entidade também está destinando 100 mil folhetos para o Sindipetro – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, que serão distribuídos para motociclistas e motoristas em postos de combustível da capital paulista.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 41 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram aproximadamente 14 mil empregos diretos no PIM.

 

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: mais de 25 milhões

Frota nacional: mais de 70 milhões

Produção anual: cerca de 900 mil  unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

6º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2016.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
acesse o site www.abraciclo.com.br.

SD&PRESS Consultoria

(11) 3876-4070; www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com\sdpress

aline Feltrin  aline.feltrin@sdpress.com.br
Mariana Larsson  mariana.larsson@sdpress.com.br
Juliane Ribeiro  juliane.ribeiro@sdpress.com.br
Sergio Duarte  sergio.duarte@sdpress.com.br

Maio, 2017