Produção registra alta de 17,4% em relação ao ano anterior e setor projeta crescimento de 6,2%
nas vendas no varejo para 2019

A produção de motocicletas fechou 2018 em alta, seguindo a curva de crescimento registrada durante todo o ano. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, de janeiro a dezembro do ano passado foram fabricadas 1.036.846 unidades no Polo Industrial de Manaus – PIM. O volume representa alta de 17,4% em relação ao total de 2017, quando saíram das linhas de produção 882.876 motocicletas.

 

O resultado do ano, segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, é reflexo da retomada da confiança por parte do consumidor, da recuperação econômica e do aumento da oferta de crédito, além do número significativo de lançamentos de novos modelos pelas fabricantes de motocicletas.

“O volume final ficou bem próximo da nossa projeção revisada, que era de 1.035.000 unidades e crescimento de 17,2%, demonstrando o otimismo da entidade em relação ao setor e a recuperação do cenário econômico no País”, diz Fermanian.

De acordo com os dados da Abraciclo, somente em dezembro foram produzidas 67.812 motocicletas, volume 1,7% inferior ao registrado no mesmo período em 2017 (69.008 unidades). Em comparação a novembro de 2018, a queda foi de 24,7% (90.108 unidades).

Para 2019, conforme o executivo, o setor projeta a produção de 1.080.000 unidades, o que significará uma alta de 4,2% sobre as 1.036.846 unidades fabricadas em 2018. “Estamos confiantes no aumento dos negócios, mas é necessário aguardar os impactos das medidas que serão implementadas pelo novo governo”, diz.

VENDAS NO ATACADO

As vendas do atacado – das fabricantes para as concessionárias – acompanharam o crescimento da produção, fechando 2018 com uma alta de 17,6% em relação a 2017. De janeiro a dezembro do ano passado, 957.617 unidades foram comercializadas, ante 814.573 unidades de 2017.

Em dezembro foram vendidas 66.915 motocicletas no atacado, volume 2,4% inferior ao mesmo mês de 2017 (68.534 unidades) e 23,1% menor do que o comercializado em novembro de 2018 (87.041 unidades).

DESEMPENHO POR CATEGORIA

Ao todo, em 2018 foram comercializadas no atacado 484.182 motocicletas da categoria Street, volume 16,6% maior do que o registrado em 2017 (415.225 unidades). A categoria que mais cresceu, no entanto, foi a Motoneta, com alta de 26,6% (142.835 unidades) em relação a 2017 (112.796 unidades). As demais categorias também acompanharam a curva de crescimento com aumentos de 15,7% na Trail (201.145 unidades), 15,3% na Scooter (67.183 unidades) e 16,9% na Naked (22.670 unidades).

A categoria Street manteve, em 2018, a maior participação em relação às demais, representando 50,6% das vendas no atacado, seguida pela Trail com 21% e pela Motoneta, que ampliou sua fatia para 14,9%. Na sequência, ficaram a Scooter (7%) e a Naked (2,4%).

O desempenho de todas as categorias de motocicletas encontra-se na tabela abaixo.

VENDAS NO ATACADO POR CATEGORIA

CATEGORIAS

JAN-DEZ 2017

JAN-DEZ 2018

PAR. (%)

VAR.
(2018/2017)

Dez/18

PAR. (%)

STREET

415.225

484.182

50,6%

16,6%

33.098

49,5%

TRAIL

173.785

201.145

21,0%

15,7%

12.357

18,5%

MOTONETA

112.796

142.835

14,9%

26,6%

10.820

16,2%

SCOOTER

58.288

67.183

7,0%

15,3%

5.113

7,6%

NAKED

19.386

22.670

2,4%

16,9%

1.854

2,8%

BIGTRAIL

14.387

16.674

1,7%

15,9%

1.147

1,7%

OFF-ROAD

8.297

10.110

1,1%

21,9%

1.322

2,0%

CUSTOM

6.845

7.142

0,7%

4,3%

734

1,1%

SPORT

5.387

5.605

0,6%

4,0%

465

0,7%

TOURING

177

71

0,0%

-59,9%

5

0,0%

TOTAL

814.573

957.617

17,6%

66.915

                                                                 Fonte: Associadas da Abraciclo

Confira a seguir as características básicas das motocicletas de cada categoria:

Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano.

Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.

Motoneta – motociclo underbone, pilotado com o condutor na posição sentado, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático.

Scooter – Motociclo pilotado com o condutor na posição sentado e dotado de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.

– Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão “sport”, sem a carenagem.

Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados.

Off Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados.

Custom – Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de “estradeiras”, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.

Sport – Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.

Ciclomotor – Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.

Touring – Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para a utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.

VENDAS NO VAREJO

Com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), em 2018 foram emplacadas 940.108 motocicletas, representando uma alta de 10,5% na comparação com o mesmo período de 2017 (851.013 unidades).

Somente em dezembro, quando foram licenciadas 84.063 unidades, o crescimento foi de 8,6% em relação ao mesmo mês de 2017, que teve 77.437 unidades emplacadas. Na comparação com novembro de 2018 (76.792 unidades), o crescimento foi de 9,5%.

A média diária de vendas em dezembro de 2018 chegou a 4.203 unidades, ficando 8,6% superior ao mesmo mês de 2017 (3.872 unidades) e 14,4% acima de mês similar de 2016 (3.674 unidades). Com isso, a média diária de vendas de dezembro passado foi a melhor em relação ao mesmo mês dos últimos dois anos. Na comparação com novembro de 2018 (3.840 unidades), que também contou com 20 dias úteis, a média de vendas diária cresceu 9,5%.

SCOOTERS NO VAREJO

Os emplacamentos de scooters em 2018 cresceram 22,7% em relação a 2017. Ao todo, foram comercializadas 67.937 unidades no ano passado, ante 55.374 unidades em 2017. Somente em dezembro foram emplacadas 5.250 unidades desta categoria, volume aproximado ao do mesmo mês de 2017 (5.271 unidades), porém 3,8% superior ao de novembro de 2018 (5.056 unidades).

MERCADOS REGIONAIS

A Região Sul foi a que apresentou a maior variação percentual do país em 2018, com evolução de 24,4% sobre as vendas do varejo de 2017 (82.295 unidades) e, com isso, totalizando 102.406 motocicletas emplacadas.

A maior participação regional, no entanto, continua sendo da Região Sudeste, com 35,3% (332.078 unidades), seguida da Nordeste, com 32,2% (302.325 unidades).

O desempenho de todos os mercados regionais encontra-se na tabela abaixo.

REGIONAL

VAREJO REGIONAL ACUMULADO

2017

PAR. (%)

2018

PAR.
(%)

VAR.
(%)

VAR.
(UND)

NORTE

104.703

12,3%

109.401

11,6%

4,5%

4.698

NORDESTE

291.885

34,3%

302.325

32,2%

3,6%

10.440

SUDESTE

289.512

34,0%

332.078

35,3%

14,7%

42.566

SUL

82.295

9,7%

102.406

10,9%

24,4%

20.111

CENTRO-OESTE

82.618

9,7%

93.898

10,0%

13,7%

11.280

TOTAL

851.013

100,0%

940.108

100,0%

10,5%

89.095

                                                                                  Fonte: Renavam

MAIORES CRESCIMENTOS POR ESTADO    

Em 2018, Alagoas foi o estado que registrou maior variação percentual nas vendas de motocicletas em todo o País, com 19.680 unidades emplacadas, correspondendo a um crescimento de 33,1% em relação a 2017 (14.786 unidades). O estado conta com frota de 327.353 unidades e uma relação de 10 motocicletas por habitante.

O segundo estado com maior crescimento de emplacamentos em 2018 foi o Paraná, com 27% de aumento sobre 2017, totalizando 42.961 unidades, seguido de Santa Catarina com 23,3% (32.260 unidades), Rio Grande do Sul com 21,9% (27.185 unidades) e Mato Grosso com 20,7% (36.992 unidades).

EXPORTAÇÕES

Dados da Abraciclo mostram também que o desempenho das exportações em 2018 apresentou queda de 16,8%, totalizando 68.073 motocicletas, ante 81.789 unidades em 2017. O recuo está diretamente ligado à redução da demanda da Argentina, que é o principal destino das motocicletas fabricadas no PIM.

Somente em dezembro foram exportadas 3.011 motocicletas, representando uma queda de 15,7% em comparação a novembro (3.571 unidades) e recuo de 57,6% em relação ao mesmo mês de 2017 (7.107 unidades).

De acordo com dados do então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – Mdic, em 2018 a Argentina representou 69,6% de todo o volume de motocicletas exportadas pelo Brasil, seguida dos Estados Unidos (9,1%) e da Colômbia (7,6%).

Considerando somente o mês de dezembro, a Argentina teve 45,9% de participação, Austrália 16,6% e Estados Unidos 13,5%.

PROJEÇÕES ATUALIZADAS

As projeções da Abraciclo sobre o segmento de motocicletas para 2019, já ajustadas com base nos volumes realizados em 2018, encontram-se a seguir.

PROJEÇÕES – MOTOCICLETAS

2018*

2019

Variação em unidades

Variação percentual

Produção

1.036.846

1.080.000

43.154

4,2%

Exportação

68.073

49.000

-19.073

-28%

Atacado

957.617

1.031.000

73.383

7,7%

Varejo

940.108

998.000

57.892

6,2%

                                                                                                                    (*) Volumes realizados
Fonte: Associadas da Abraciclo

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 42 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 12 mil empregos diretos no PIM.

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 27 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 1 milhão de unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

8º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2018.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

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JANEIRO, 2019