Produção se intensificou no final de maio, com 80% das fábricas em operação. No varejo, a média diária de vendas cresceu 10,7% na primeira semana de junho

A indústria brasileira de motocicletas registrou em maio 14.609 unidades produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM), de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Este volume representa alta de 887,8% em relação a abril (1.479 unidades), mês em que a produção ficou praticamente paralisada, com 70% das fábricas do PIM sem atividade. Na comparação com maio do ano passado (100.998 unidades), houve queda de 85,5%.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano foram fabricadas 313.687 motocicletas, representando uma redução de 33,1% na comparação com o mesmo período de 2019 (468.984 unidades).

“As atividades começaram a ser retomadas na primeira quinzena de maio, com o retorno de aproximadamente metade das fábricas que estavam paradas. Na última semana do mês a volta das atividades fabris chegou a 80%. Os dados de maio refletem essa retomada gradual de atividades do setor e apontam para tendência de uma nova melhora no comparativo mensal de produção em junho”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Fermanian acrescenta, porém, que o cenário é de incerteza, de forma que ainda não será possível refazer as projeções para este ano. “Precisamos acompanhar atentamente o mercado nas próximas semanas para termos uma base mais ampla e confiável antes de revisarmos os números”, diz.

VENDAS NO ATACADO

Em maio as fábricas repassaram para as concessionárias 18.355 motocicletas, representando um crescimento de 254,8% no comparativo com abril (5.173 unidades) e queda de 80,8% ante maio do ano passado (95.755 unidades).

No acumulado de 2020, as vendas no atacado somaram 300.930 unidades, correspondendo a uma queda de 34,1% na comparação com o mesmo período de 2019 (456.772 unidades).

DESEMPENHO POR CATEGORIA

Em maio, a Street se manteve como a categoria mais comercializada no atacado com 7.593 unidades, representando uma alta de 214,8% em relação a abril (2.412 unidades) e 83,2% inferior a maio do ano passado (45.285 unidades).

O segundo lugar também se manteve com a Trail, com 3.743 motocicletas comercializadas, volume 201,1% superior em relação ao mês anterior (1.243 unidades) e redução de 80,5% na comparação com maio de 2019 (19.173 unidades).

Com 3.293 unidades comercializadas, a Scooter veio na sequência com resultado 633,4% superior do que o registrado em abril (449 unidades). Em relação a maio do ano passado (9.480 unidades), houve recuo de 65,3%.

Acompanhe a seguir o comparativo de vendas mensais no atacado, por categoria:

COMPARATIVO DE VENDAS DE MOTOCICLETAS NO ATACADO
MENSAL POR CATEGORIA

maio/19

abril/20

maio/20

(maio/20) /
(maio/19)

(maio/20) /
(abril/20)

STREET

45.285

2.412

7.593

-83,2%

214,8%

TRAIL

19.173

1.243

3.743

-80,5%

201,1%

MOTONETA

15.526

95

128

-99,2%

34,7%

SCOOTER

9.480

449

3.293

-65,3%

633,4%

NAKED

1.992

374

1.278

-35,8%

241,7%

BIGTRAIL

1.892

192

1.107

-41,5%

476,6%

OFF-ROAD

1.344

62

213

-84,2%

243,5%

CUSTOM

667

149

574

-13,9%

285,2%

SPORT

396

197

426

7,6%

116,2%

TOTAL

95.755

5.173

18.355

-80,8%

254,8%

Fonte: Associadas da Abraciclo

No acumulado do ano, a Street segue como a categoria líder no Brasil, com 153.052 unidades e 50,9% de participação. No ano passado, nesse mesmo período, o percentual era de 50%. A Scooter, que está no quarto lugar entre as categorias mais vendidas, com 27.732 unidades, detém hoje 9,2% do mercado. Em 2019, o percentual era de 8,6%.

EMPLACAMENTOS

       Os emplacamentos registraram pequena alta em maio em comparação a abril do presente ano. Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, foram licenciadas 29.192 motocicletas, correspondendo a um aumento de 3,3% na comparação com abril (28.246 unidades), e recuo de 70,2% em relação a maio de 2019 (97.989 unidades).

Porém “é importante destacar que devido à paralisação dos Detran’s de diversas cidades existe um volume de motocicletas vendidas que ainda não foi emplacado”, explica o presidente da Abraciclo, acrescentando que não há como definir uma estimativa desse volume.

        Com 20 dias úteis, a média diária de vendas em maio foi de 1.460 unidades. Na comparação com abril (1.345 unidades), que teve um dia útil a mais, foi registrada alta de 8,6%. Na comparação com maio de 2019 (4.454 unidades), com 22 dias úteis, houve queda de 67,2%. “Esses números mostram que aos poucos o mercado está retomando à atividade. Alguns estados estão no processo de flexibilização da quarentena, permitindo a reabertura das concessionárias”, afirma Fermanian.

O presidente da Abraciclo destaca ainda que nos cinco primeiros dias úteis de junho a média diária de vendas chegou a 1.616 unidades, o que representa uma alta de 10,7% na comparação com a média diária total de maio. “Acredito que o resultado de junho será mais positivo para o mercado, consolidando a perspectiva de retomada dos negócios”, avalia Fermanian.

A região Nordeste foi a que mais emplacou motocicletas no Brasil em maio, com 7.634 unidades, seguida pela Sudeste (6.423 unidades), Centro-Oeste (5.562 unidades), Sul (5.083 unidades) e Norte (4.490 unidades).

        O ranking de licenciamentos por estado foi liderado por Minas Gerais (4.500 unidades), seguido pela Bahia (3.153 unidades), Mato Grosso (2.731 unidades), Paraná (2.149 unidades) e Pará (1.734 unidades). O estado de São Paulo, que historicamente representa o maior mercado do País, sentiu fortemente o impacto da pandemia e registrou apenas 444 motocicletas emplacadas, ficando na 19ª posição no ranking nacional.

No acumulado do ano, as vendas no varejo somaram 304.286 unidades, correspondendo a uma retração de 32,4% na comparação com o mesmo período de 2019 (450.011 unidades).

EXPORTAÇÕES

Em maio, foram exportadas 236 motocicletas, significando uma retração de 44,6% na comparação com abril do presente ano (426 unidades) e de 92,7% ante as 3.232 motocicletas embarcadas para o exterior no mesmo mês do ano passado.

        Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os três principais mercados para as motocicletas produzidas no PIM foram: Canadá (224 unidades e 30,7% do volume total exportado), Austrália (212 unidades e 29%) e Guatemala (106 unidades e 14,5%).

        No acumulado do ano, as exportações somaram 7.487 unidades, representando uma queda de 57,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (17.538 unidades).

        O maior volume foi enviado para a Argentina (4.285 unidades e 43% do total exportado). Na sequência, vieram Colômbia (1.372 unidades e 13,8%) e Estados Unidos (1.294 unidades e 13%).

AÇÃO SOCIAL EM MANAUS

A Abraciclo juntamente com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) se uniram e formaram a Ação Social Integrada do Polo Industrial de Manaus, que conta com a parceria de outras empresas e entidades amazonenses e está trabalhando para ajudar famílias que foram duramente atingidas pela pandemia do coronavírus (covid-19).

Esta ação se intensificou em maio e já arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos, distribuídas em Manaus e outras cidades, além de possibilitar a doação de mais de 100 mil máscaras cirúrgicas para hospitais e entidades amazonenses ligadas à saúde.

 “Esta é uma campanha de solidariedade e de caridade. Agradeço em nome de todos que estão recebendo essa ajuda”, declarou publicamente Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.

Glossário de Motocicletas:

Tabela de Categorias - Motocicletas Prancheta 1

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 44 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa, no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 13 mil empregos diretos em Manaus/AM.

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 28 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 1,1 milhão de unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

8º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2019.
(**) Produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br 

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Junho, 2020