Indústria atinge o melhor resultado para o mês desde 2014
Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, aponta que 141.224 motocicletas saíram das linhas de montagem do PIM (Polo Industrial de Manaus) em janeiro. O volume foi 14,9% superior ao registrado no mesmo mês de 2023 e 19,7% maior na comparação com dezembro. Esse é o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2014.
“Janeiro foi um mês bastante positivo, com mais dias úteis e sem os impactos da estiagem, o que permitiu com que as fabricantes trabalhassem em uma condição favorável. Com isso, a produção acompanhou o mercado, que segue aquecido”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.
Para 2024, a estimativa da associação é produzir 1.690.000 motocicletas, o que corresponde a um crescimento de 7,4% em relação ao registrado em 2023.
Vendas no varejo
Os emplacamentos totalizaram 143.357 unidades no primeiro mês do ano, alta de 29,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 8% na comparação com dezembro. Segundo levantamento da Abraciclo, esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2008.
A Street foi a categoria mais licenciada, seguida pela Motoneta e Trail. Confira o ranking e a comparação com o mês e ano anteriores:
A média diária de vendas em janeiro, que teve 22 dias úteis, foi de 6.516 unidades.
Com 119.879 unidades e 83,6% de participação do mercado, os modelos de baixa cilindrada foram os mais licenciados. As motocicletas de média cilindrada responderam por 14,1% do mercado e as de alta cilindrada por 2,3%.
A associação estima fechar o ano com 1.700.000 motocicletas emplacadas, volume 7,5% superior em relação a 2023.
Exportações
Em janeiro, as associadas da Abraciclo embarcaram 2.496 unidades para o mercado externo, uma queda de 41,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com dezembro, o volume foi 133,5% superior.
A perspectiva para este ano é que sejam exportadas 35.000 unidades, aumento de 6,3% sobre o volume registrado no ano passado.
Acesse a apresentação com os números completos do Segmento de Motocicletas:
https://abraciclo.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Fechamento_do_mês_-_Janeiro_de_2024-Motocicletas.pdf
SOBRE A ABRACICLO E O SETOR DE DUAS RODAS
Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,8 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS* BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 33 milhões de unidades * Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: 1,4 milhão de unidades Produção anual: 2,5 milhões
unidades **
7º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial
(*) Dados até novembro de 2023.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.
Para mais informações acesse o site: www.abraciclo.com.br
Siga a Abraciclo no LinkedIn
www.linkedin.com/company/abraciclo/
Siga a Abraciclo no Instagram
www.instagram.com/Abraciclo
SD&PRESS CONSULTORIA
www.sdpress.com.br; @sdpress; facebook.com/sdpress
ANALUIZA TAMURA analuiza.tamura@sdpress.com.br
(11) 98708-7787
PRISCILA FABI priscila.fabi@sdpress.com.br
FEVEREIRO, 2024