Ação de conscientização, que faz parte Semana Nacional do Trânsito, será realizada será nos dias 24 e 25

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em parceria com o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), vai realizar um pit stop educativo nos dias 24 e 25 de setembro (terça e quarta-feira), na Marginal Pinheiros (avenida das Nações Unidas, 23.000 – Jurubatuba), um importante eixo de circulação da capital paulista e que apresenta um tráfego intenso de motociclistas ao longo do dia.

Destinado a motociclistas, motofretistas e profissionais que atuam nos serviços de entrega, o evento conta também com a parceria do Corpo de Bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os condutores que circularem próximo ao trecho de Jurubatuba, serão encaminhados para o evento, onde assistirão a uma palestra educativa, que vai destacar a importância da pilotagem defensiva e o respeito às leis de trânsito para evitar sinistros e garantir a integridade física.

Outras ações interativas, desenvolvidas pelas associadas da Abraciclo, também serão realizadas como, por exemplo, demonstrações de técnicas de frenagem e a simulação de pontos cegos. Na primeira, um instrutor vai demonstrar a forma mais eficiente de se utilizar os freios. Já na segunda, o participante vai aprender como se posicionar com sua motocicleta para que não permaneça em áreas ao redor do automóvel em que seu condutor não consiga enxergá-lo.

Por meio de um simulador de embriaguez, os participantes ainda poderão utilizar um par de óculos com lentes que simulam os efeitos da bebida alcoólica. A ideia é reforçar que a mistura de álcool e pilotagem nunca dá bons resultados. Além disso, terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

No final do evento, todos os participantes receberão materiais didáticos de segurança viária.

O pit stop educativo faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Abraciclo durante este mês para reforçar o tema da Semana Nacional de Trânsito, que lembra a todos que a “paz no trânsito começa por você”.

Além da capital paulista, a associação promoveu outros três eventos educativos em setembro: dia 17 em Brasília, dia 18 em Mauá (SP) e dias 18 e 19 em Manaus.

 

Serviço:

Pit Stop Educativo

Data: 24 e 25 de setembro

Horário: das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas

Endereço: Avenida Nações Unidas nº 23.000 – Canteiro Central – Jurubatuba

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 48 anos de história e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

MOTOCICLETAS* BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 34,3 milhões de unidades * Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: 1,6 milhão de unidades Produção anual: 500 mil

unidades **

6º maior produtor mundial 4º maior produtor mundial

 

(*) Dados até 2024.
(**) Produção no Polo Industrial de Manaus – PIM