Mais de 868 mil unidades saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus – PIM registrou 868.076 unidades no primeiro semestre de 2024, alta de 13,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse foi o melhor desempenho para os seis primeiros meses do ano desde 2012.

Em junho, foram produzidas 106.273 motocicletas. O volume é 11,5% superior ao do mesmo mês de 2023 e 33,8% inferior ao registrado em maio. A retração já era esperada devido às férias coletivas das associadas anteriormente programadas.

“Tivemos um primeiro semestre bastante positivo, acima do esperado. Porém, temos pela frente um segundo semestre bastante desafiador, principalmente com a previsão de uma estiagem ainda mais severa do que a no ano passado, onde já foram sentidos os reflexos diretamente na produção de motocicletas em Manaus”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Vendas no varejo

No primeiro semestre foram licenciadas 933.158 motocicletas, aumento de 19,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor desempenho registrado para o setor em 17 anos.

As três categorias do mercado mais emplacadas foram a Street (48,5%), Trail (18%) e Motoneta (17,7%).

Na análise isolada de junho, os emplacamentos totalizaram 165.877 unidades, volume 18,2% superior ao do mesmo mês do ano passado e 0,8% maior em relação a maio. Esse resultado também é o melhor desde 2008.

As posições no ranking mensal foram mantidas: Street, com 49% de participação no mercado, seguido pela Trail (com 18,6%) e Motoneta (com 16,5%).

Confira o ranking por categoria, com a comparação com o mês e ano anteriores:

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS

Quadriciclo

TOTAL

 Fonte: Associadas Abraciclo

Com 20 dias úteis, a média diária de vendas foi de 8.294 unidades.

Os modelos de baixa cilindrada lideraram o ranking de emplacamentos, com 80% do mercado. Em segundo lugar, ficaram as motocicletas de média cilindrada, com 16,8% de participação, seguidas pelas de alta cilindrada, com 3,2%.

Exportações

No acumulado do ano, as associadas da Abraciclo exportaram 15.706 unidades, retração de 23,5% na comparação com o mesmo período de 2023.

Em junho, foram embarcadas 2.203 motocicletas, volume 38,4% inferior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a maio, foi registrado crescimento de 49,3%.

Acesse a apresentação com os números completos do Segmento de Motocicletas:

Com 48 anos de história e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18 mil empregos diretos em Manaus/AM.

Frota nacional: acima de 33 milhões de unidades*

Produção anual: 1,6 milhão de unidades**

Produção anual: 500 mil unidades**

(*) Dados até 2023.
(**) Produção no Polo Industrial de Manaus – PIM.

Para mais informações acesse o site: www.abraciclo.com.br

Siga a Abraciclo no LinkedIn
www.linkedin.com/company/abraciclo/