PRODUÇÃO DE MOTOCICLETAS MANTÉM TENDÊNCIA E CRESCE 12,4% ATÉ JULHO

A produção de motocicletas cresceu 12,4% nos primeiros sete meses do ano, totalizando 1.141.011 unidades fabricadas, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Esse é o melhor desempenho para o período nos últimos 14 anos e o terceiro maior volume já registrado.

Em julho, foram produzidas 140.262 motocicletas, retração de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 9% em relação a junho. O recuo, já previsto, ocorreu devido às férias coletivas programadas pelas fabricantes desde o início do ano. O período de parada também é tradicionalmente utilizado para manutenção nas linhas de produção.

“A indústria segue mantendo um ritmo consistente de produção para atender à demanda do mercado. No entanto, o segundo semestre pode ser bastante desafiador, devido ao cenário macroeconômico”, afirma Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Produção por categoria

Com 50,9% do volume total fabricado, a Street foi a categoria mais produzida no acumulado do ano. A Trail ficou em segundo lugar, com 20,9% da produção, seguida pela Motoneta com 13,6%.

As posições foram mantidas no levantamento mensal. Veja a classificação e os comparativos em relação ao mês e ano anteriores:

Fonte: Associadas Abraciclo

Na análise por faixa de cilindrada, os modelos de baixa cilindrada lideraram a produção em julho, com 106.600 unidades e 76% do total fabricado. Em seguida, vieram as motocicletas de média cilindrada, com 29.061 unidades (20,7% da produção), seguidas pelas de alta cilindrada, que somaram 4.601 unidades (3,3%).

 Varejo

As vendas no varejo também mantiveram a tendência de alta. De janeiro a julho foram licenciadas 1.222.758 motocicletas, volume 12,2% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Esse foi o melhor resultado para o segmento.

No sétimo mês do ano, os emplacamentos totalizaram 193.212 unidades, alta de 23,1% na comparação com julho de 2024 e de 7,7% em relação a junho. De acordo com levantamento da Abraciclo, esse foi o segundo melhor mês de julho na história.

Com 23 dias úteis, a média diária de licenciamentos foi de 8.401 unidades.

Exportações

No acumulado do ano, as exportações de motocicletas apresentaram crescimento. De janeiro a julho, foram embarcadas 21.290 unidades, o que representa um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No resultado mensal houve retração.

Em julho, as exportações totalizaram 2.679 unidades, queda de 14,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 12,6% em relação a junho.

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 20,3 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.

 

Confira outros:

DIALOGOS AMAZÔNICOS ANALISA IMPACTOS E PERSPECTIVAS DA COP30

DIALOGOS AMAZÔNICOS DISCUTE O PAPEL DA AMAZÔNIA NA ECONOMIA VERDE

DIÁLOGOS AMAZÔNICOS DEBATE INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

INDÚSTRIA DE DUAS RODAS É TEMA DA PRÓXIMA EDIÇÃO DO PROJETO DIÁLOGOS AMAZÔNICOS