NOVA PROJEÇÃO DA ABRACICLO INDICA PRODUÇÃO DE 330 MIL BICICLETAS EM 2025

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) deve encerrar 2025 com 330.000 unidades, segundo a nova estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. A previsão inicial era de 320.000 unidades.

“Estamos atravessando uma fase de crescimento sustentável, fundamentada em um planejamento estratégico sólido e na evolução contínua da demanda. Estamos mais preparados, com um portfólio diversificado e a capacidade de atender prontamente às demandas do mercado”, destaca Fernando Rocha, vice-presidente do segmento de bicicletas. “Com a aproximação do último trimestre, tradicionalmente marcado por datas importantes como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a expectativa é concluir o ano superando as projeções iniciais”, complementa.

Nesse cenário, a bicicleta elétrica assume papel de destaque no segmento. Diante da crescente demanda por soluções de mobilidade sustentáveis, econômicas e eficientes, esse modal tem ampliado sua participação, sobretudo nos grandes centros urbanos. “Os consumidores têm optado pela bicicleta elétrica como alternativa para deslocamentos ágeis no cotidiano, evitando congestionamentos, reduzindo custos e colaborando para a mitigação dos impactos ambientais”, ressalta Rocha.

Produção

De janeiro a setembro, foram produzidas 270.050 bicicletas no Polo Industrial de Manaus, volume 2,9% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Os modelos elétricos continuam sendo o principal destaque do ano, com 33.334 unidades produzidas, o que representa um crescimento de 144,8% em relação aos primeiros nove meses de 2024. Atualmente, essa categoria responde por 12,3% do total da produção, ante 4,9% registrado no ano passado.

Em números absolutos, a Mountain Bike (MTB) lidera o ranking com 51,3% do volume fabricado. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (19,7% da produção), seguida pela Infantojuvenil (13,4%).

As posições foram mantidas no levantamento mensal. Confira o ranking com os números e os comparativos com o mês e ano anteriores:

Fonte: Associadas Abraciclo

Distribuição por região

        No acumulado do ano, a região Sudeste foi o principal destino das bicicletas produzidas no PIM, com 55,7% do total distribuído no Brasil. Em segundo lugar, ficou o Sul (15,4% da produção), seguido pelo Nordeste (12,1%), Centro-Oeste (9,9%) e Norte (6,9%).

As duas primeiras posições foram mantidas no ranking de setembro: o Sudeste recebeu 57,4% do volume total distribuído no mês), seguido pelo Sul, com (15,6%). O terceiro lugar ficou empatado entre o Nordeste e o Centro-Oeste, ambos com 9,5% de participação. Na sequência, veio a região Norte, com o equivalente a 8% da produção mensal.

Acesse a apresentação com os números completos do Segmento de Bicicletas:

xxxx 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 25 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.

 

Confira outros:

DIALOGOS AMAZÔNICOS ANALISA IMPACTOS E PERSPECTIVAS DA COP30

DIALOGOS AMAZÔNICOS DISCUTE O PAPEL DA AMAZÔNIA NA ECONOMIA VERDE

DIÁLOGOS AMAZÔNICOS DEBATE INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

INDÚSTRIA DE DUAS RODAS É TEMA DA PRÓXIMA EDIÇÃO DO PROJETO DIÁLOGOS AMAZÔNICOS