SEGMENTO DE BICICLETAS MANTÉM RITMO DE PRODUÇÃO NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS

A indústria de bicicletas instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziu 212.630 unidades entre janeiro e julho deste ano, volume semelhante ao registrado no mesmo período de 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.

A categoria de bicicletas elétricas segue em destaque e já representa 11,4% do total produzido no Polo Industrial de Manaus. No acumulado do ano, 24.318 unidades foram fabricadas, o que corresponde a um crescimento de 163,2% em relação aos sete primeiros meses de 2024.

“A bicicleta elétrica já é vista como uma alternativa viável de transporte, especialmente para percursos de curta e média distância nos centros urbanos, e a tendência é um crescimento contínuo na demanda.  Trata-se de uma realidade que veio para ficar”, explica o vice-presidente do segmento de bicicletas, Fernando Rocha.

Em julho, a produção e bicicletas totalizou 32.097 unidades, alta de 4,1% na comparação com mesmo mês do ano passado e de 1,5% em relação a junho.

Produção por categoria

A Mountain Bike (MTB) liderou o ranking das mais produzidas de janeiro a julho, com 106.955 unidades e 50,3% do total fabricado. Na sequência, ficaram a Urbana/Lazer (43.202 unidades e 20,3% da produção) e a Infantojuvenil (30.388 bicicletas e 14,3%).

As posições foram mantidas no ranking mensal. Confira os números e os comparativos com o mês e ano anteriores:

Fonte: Associadas Abraciclo

 

Distribuição por região

        A região Sudeste foi o principal destino das bicicletas produzidas no PIM. De janeiro a julho, foram enviadas 119.275 unidades, o que representa 56,1% do volume produzido. A região Sul ocupou o segundo lugar, com 15,1% do total fabricado. Na sequência, vieram o Nordeste, com 12,4% da produção, o Centro Oeste com 10% e o Norte com 6,4%.

No levantamento mensal de julho, os dois primeiros lugares foram mantidos: Sudeste (57,9% do volume produzido) e Sul (17,4%). O Centro Oeste subiu uma posição no ranking e ficou na terceira posição, com 9,6% da produção. Em seguida, vieram o Nordeste (9,4% do volume fabricado) e o Norte (5,8%).

Acesse a apresentação com os números completos do Segmento de Bicicletas: 

xxxxx

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 20,3 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.

Confira outros:

DIALOGOS AMAZÔNICOS ANALISA IMPACTOS E PERSPECTIVAS DA COP30

DIALOGOS AMAZÔNICOS DISCUTE O PAPEL DA AMAZÔNIA NA ECONOMIA VERDE

DIÁLOGOS AMAZÔNICOS DEBATE INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

INDÚSTRIA DE DUAS RODAS É TEMA DA PRÓXIMA EDIÇÃO DO PROJETO DIÁLOGOS AMAZÔNICOS